Na manhã desta quinta-feira (06), a corregedoria da Polícia Militar de Toledo cumpriu mandados de busca e apreensão e suspensão das funções públicas contra 13 policiais militares que atuavam na Força Verde na Região de Cascavel.
Os procedimentos complementam a Operação Lacraia que foi desencadeada no ano de 2020 e investigou dois PMs suspeitos de crimes. Naquele mês de janeiro, conforme as denúncias, os militares teriam cobrado R$ 20 mil de um agricultor no município de Toledo para que a multa sobre os supostos crimes ambientais não fosse aplicada. O valor seria 20% do total que teria que ser cobrado pelo governo, *aproximadamente R$ 100 mil.
O produtor que foi alvo da cobrança do suborno denunciou os envolvidos, assim, desencadeando o início da Operação. Com estas investigações, a corregedoria chegou a outros envolvidos nas ações delituosas, sendo que os novos mandados foram cumpridos nesta manhã.
Uma das ações ocorreu na Base da Polícia Militar Ambiental – Força Verde -em Santa Tereza do Oeste. Além disto, outras diligências foram realizadas nas casas dos servidores públicos investigados. Todo o procedimento é coordenado pela Corregedoria do 19º Batalhão da Polícia Militar de Toledo, com apoio do Ministério Público daquele município.
As informações são de que, ao todo, aproximadamente 25 crimes foram constados nas atuações dos policiais durante os procedimentos na Polícia Ambiental. Com o fato, os 13 policiais que estão sendo investigados perderam automaticamente a função pública, isto de forma temporária, durante o complemento das investigações, sendo que bens que foram conquistados com dinheiro de arrecadado de forma irregular foram confiscados.
Resultado da operação:
– 13 alvos
– 18 mandados de Busca e Apreensão
Cidades onde foram efetuadas as buscas e apreensões:
-Cascavel
-Toledo;
-Santa Helena
-Tupãssi
-Francisco Beltrão
-Santa Tereza do Oeste
-Rio Azul
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO