244 views 4 min 0 Comment

Operação apreende cerca de R$10 milhões em eletrônicos e cigarros ilegais em Santa Tereza do Oeste

Anúncio

Uma grande operação conjunta entre a Polícia Federal, Receita Federal e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) resultou na apreensão de uma carga milionária de produtos contrabandeados e na recuperação de um caminhão roubado, na zona rural de Santa Tereza do Oeste, na manhã desta quarta-feira (14/5). A carga apreendida inclui cerca de 5 mil aparelhos celulares e 44 mil cigarros eletrônicos, com valor estimado em R$ 10 milhões.

A ação envolveu agentes do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), do 6º BPM, além de equipes da Polícia Federal e Receita Federal. O helicóptero Falcão 12, equipado com tecnologia de ponta, como câmeras térmicas e sistema de rastreamento, foi fundamental no monitoramento da operação.

De acordo com as investigações, o caminhão, modelo furgão, havia saído de Chapecó (SC) transportando produtos lícitos, usados como fachada para esconder a carga ilegal. O motorista relatou que trafegava pela BR-277 quando foi abordado por criminosos armados em um Honda Civic, que o renderam e o conduziram até a área rural do município.

Anúncio

No local, as equipes localizaram também uma Volkswagen Amarok, um Volkswagen Nivus, um Fiat Uno vermelho e o Honda Civic utilizado no assalto. Um bloqueador de sinal foi encontrado dentro de um barracão, indicando tentativa de impedir rastreamento da carga.

Durante a abordagem, houve confronto armado entre policiais e suspeitos, resultando em um homem de 65 anos baleado, que foi socorrido em estado grave e permanece hospitalizado sob custódia. Outros dois homens foram presos, assim como uma mulher, responsável pelo imóvel onde as mercadorias estavam armazenadas. Ela afirmou ter sido avisada por mensagem que pessoas utilizariam o local e que receberia dinheiro pelo aluguel.

O motorista do caminhão também foi detido, suspeito de envolvimento no esquema de transporte dos produtos contrabandeados.

A carga e os veículos foram levados à sede da Polícia Federal em Cascavel, responsável pelas investigações. A mercadoria será encaminhada à Receita Federal para os procedimentos legais cabíveis.

A polícia apura agora o grau de envolvimento de cada suspeito, a origem exata das mercadorias e a possível ligação com organizações criminosas especializadas em contrabando e roubo de cargas que atuam na região de fronteira.

ALTA TECNOLOGIA – A ação teve o apoio da aeronave Falcão 12, do BPMOA, uma das duas utilizadas no Projeto Falcão. Os helicópteros são equipados com câmeras térmicas e sistemas de comunicação de última geração, que permitem localizar suspeitos com precisão, acelerar o tempo de resposta e aumentar a segurança dos envolvidos nas operações.

Desde 2023, as aeronaves do projeto já participaram de mais de mil missões, incluindo interceptações de veículos usados no tráfico de drogas e no contrabando. Elas também atuam em apoio a operações conjuntas com outras forças de segurança, como na ocorrência em Santa Tereza do Oeste.

A operação contou ainda com o apoio de quatro viaturas da PMPR, além de socorristas e um médico do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), bem como do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading