
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta sexta-feira (1º) o resultado final da edição 2025 da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap). A lista dos estudantes premiados está disponível na página do programa.
Ao todo, serão entregues 9.900 medalhas aos estudantes paranaenses, conforme a classificação: 150 para os primeiros colocados, 450 para os segundos, 1.200 para os terceiros e 8.100 para os quartos lugares. Um terço das medalhas de cada colocação será distribuído por nível, de acordo com a etapa de ensino: Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (1ª a 3ª séries do Ensino Médio).
Todos os alunos que participaram da 1ª edição da Prova Paraná 2025 foram automaticamente inscritos na Omap. A classificação considera dois critérios: o desempenho em Matemática na avaliação e a média obtida na disciplina no primeiro trimestre letivo. Em caso de empate, será considerada a maior frequência escolar no período de 5 de fevereiro a 9 de julho.
No dia 23 de agosto haverá uma premiação para os estudantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Curitiba, classificados em 1º, 2º e 3º lugares. O evento terá caráter simbólico, com os estudantes de Curitiba representando todos os vencedores da Omap e será no Canal da Música, com presença do secretário da Educação, Roni Miranda.
“O padrão paranaense de educação é o da excelência”, disse Roni. “Nós encorajamos o desenvolvimento das habilidades de cada aluno para além da sala de aula. A Olimpíada de Matemática é mais uma importante ferramenta de incentivo para nossos alunos”.
Realizada desde 2023 pela Seed-PR, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Omap busca contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes no ensino e aprendizagem da Matemática. A iniciativa é voltada a alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio da rede estadual paranaense.
OLIMPÍADA NACIONAL
Os 150 estudantes classificados em 1º lugar na Omap serão selecionados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que acontecerá em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, entre os dias 8 e 10 de outubro. Tanto os estudantes quanto os responsáveis dos Núcleos que os acompanharão receberão bolsa-auxílio para cobrir as despesas com transporte, alimentação e alojamento para participarem da Olimpíada.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO