A instalação da última aduela para conectar as duas margens da Ponte da Integração entre Brasil e Paraguai foi realizada nesta quarta-feira, 17, finalizando a conexão dos lados da estrutura.
A Ponte Internacional da Integração vai ligar Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco e pretende desafogar o tráfego da Ponte da Amizade, conta com 760 metros de extensão, e com a instalação da aduela que possui 5,7 metros de comprimento por 18,5 metros de largura e pesa 28 toneladas, a obra chega a 91% da estrutura completa.
A partir desse momento, será feita a concretagem da aduela e em seguida a instalação de guarda-corpos dos dois lados da via, assim como a iluminação e pavimentação asfáltica de toda a ponte, acompanhada da instalação das aduanas, onde devem ficar os fiscais e agentes do controle da fronteira.
Agora os operários podem se deslocar a pé pelo tabuleiro da ponte, o que deve deixar os trabalhos mais rápidos e fluídos, pela não necessidade do deslocamento via rio ou pela ponte da amizade.
As obras, que se iniciaram em 2019 devem ser finalizadas em dezembro, já a liberação do trânsito e a inauguração da ponte Jaime Lerner estão previstas para o início de 2023.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO