Inaugurou na última segunda-feira (14) em Cafelândia, a nova base do Samu. Com o investimento de R$250 mil com o duodécimo da Câmara de Vereadores de Cafelândia, a obra é papel importante para uma nova fase na saúde do município. Com a inauguração, o serviço de atendimento pelo Samu 192 passa a funcionar.
De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores, Charles Roling, a conquista da base do Samu tem influências da gestão e preservação de recursos do município. “O fato de a gente estar proporcionando ao povo a boa aplicação do dinheiro público, uma situação que é por nós orquestrado e todo feito o nosso trabalho da economia e sobras de um nome tão difícil, que é o duodécimo, mas é o dinheiro que por nós é preservado e a gente está conseguindo com trabalho, muita transparência e mostrar para a comunidade que nós sabemos onde deve aplicar esse dinheiro.
A base foi inaugurada após estudo da necessidade do município de Cafelândia em relação a saúde e urgências. Este estudo depende de secretarias municipais, que passam para o poder estadual, que então empreende recursos para que uma base seja desenvolvida. São considerados no estudo tempo de resposta, distancia para o suporte de retaguarda e número de pessoas a serem atendidas.
Para a construção da base do Samu, os recursos são divididos em três partes: federal, estadual e municipal, que representou a maior parcela. A estrutura conta com dois quartos, cozinha, sala de equipamentos e banheiro, além de ter sido implantada ao lado do futuro hospital de Cafelândia. Agora, com a base própria, Cafelândia não depende mais de Corbélia ou Nova Aurora, agilizando o processo de urgências e emergências.
O presidente do Consamu e prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler, destacou o privilégio de Cafelândia com a construção da base, e deu ênfase nos recursos próprios do município, que alavancaram a inauguração do Consamu. “Nós somos hoje em 850 colaboradores, e estamos presentes em 53 municípios, nem todos tem uma base como essa, e todos gostariam de ter uma base como essa, e é um serviço diferenciado. Muitos municípios que gostariam de levar uma base, mas muitas vezes não teriam condições de estar custeando o que Cafelândia está custando neste serviço”.
A construção da base do Samu era uma demanda antiga do prefeito de Cafelândia, Dr. Franus, mas ao longo do tempo, com a falta de recursos, os vereadores do município identificaram a necessidade do dinheiro exclusivo da Câmara Municipal para um investimento na saúde. “Diga-se de passagem, nos últimos anos acho que é a primeira vez que estamos propiciando 100% de uma obra com o dinheiro público do povo, e voltando para ele através do nosso manto”, declarou Roling.
Além da inauguração da base, também foi entregue a viatura do Consamu adaptado para as necessidades de saúde da população, com os melhores equipamentos para serem utilizados pelos colaboradores. No início de setembro, foi feito o maior repasse de ambulâncias do Consamu da história no Oeste. Foram 31 viaturas distribuídas nos municípios que pertencem ao Consamu totalizando R$ 6.201.726,00 de investimento. Para o presidente do Consamu, os trabalhos feitos no consórcio dos municípios do oeste é espelho para o resto do estado e até do país.
“O que nós estamos fazendo aqui, está sendo copiando em outros estados e em outras unidades da federação. Além de apresentar as nossas necessidades, nós queremos participar dos processos de implantação de outros consórcios de Samu, porque as experiências que nós desenvolvemos aqui, com certeza vão fazer toda a diferença para as regiões do Brasil”.
Durante discurso feito na inauguração da nova base do Samu, o prefeito de Cafelândia Dr.Franus definiu o investimento como um sonho do município “Me sinto realizado por estar participando deste momento tão marcante para Cafelândia. Tínhamos um sonho de ter este serviço no município com atendimentos ágeis, e agora, podemos dizer com toda certeza que temos. Agradeço ao pessoal do CONSAMU por olharem com carinho para nossa cidade e também aos vereadores que fizeram esta parceria com o executivo para o bem do nosso povo”.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO