O município de Nova Aurora realizou nos dias 10 e 11 de julho terceiro Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019.
O levantamento apontou que o índice do município é 1,8%. O valor está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que é menos de 1%. “Estamos no período do inverno, período que tipicamente já temos um índice um pouco menor de infestação. Pedimos para que a comunidade aproveite esse tempo seco, e de sol, para fazer a limpeza dos quintais, dos locais que acumulem água para não haver problemas futuros”, destacou o responsável do setor de Endemias, Leandro da Cruz.
Liraa
O LIRAa é uma atividade que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002, sendo realizada pelos municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti.
Ela permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus.
A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP).
Com informações de Assessoria de Imprensa do Município de Nova Aurora
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO