83 views 3 min 0 Comment

No Paraná, 6,8 milhões de pessoas têm excesso de peso, segundo Secretaria da Saúde

- 13 de outubro de 2019
Anúncio
  • CAMPANHA PUBLICITÁRIO DA UNIMED CASCAVEL COM OS DIZERES CONTRATE NO DIGITAL PARA VIVER O REAL. 5% DE DESCONTO NAS 3 PRIMEIRAS MENSALIDADES + CARÊNCIA ZERO SIMULE, CONTRATE E GANHE. CLIQUE AQUI E ADQUIRA SEU PLANO.

A obesidade é uma epidemia mundial, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Só aqui no Paraná, de acordo com dados de 2017 da Secretaria de Estado da Saúde, 60% da população – ou 6,8 milhões de paranaenses – está com excesso de peso. Em Curitiba, o índice chega a 50%.

O número do estado é maior do que o nacional. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais da metade da população brasileira (55,7%) tem sobrepeso e 19% está obesa.

Para conscientizar as pessoas sobre os riscos associados à doença crônica, a OMS estipulou o dia 11 de outubro como o Dia Mundial da Obesidade. A ideia é estimular a discussão a respeito do problema e promover a adoção de hábitos saudáveis.

Anúncio
  • CAMPANHA PUBLICITÁRIO DA UNIMED CASCAVEL COM OS DIZERES CONTRATE NO DIGITAL PARA VIVER O REAL. 5% DE DESCONTO NAS 3 PRIMEIRAS MENSALIDADES + CARÊNCIA ZERO SIMULE, CONTRATE E GANHE. CLIQUE AQUI E ADQUIRA SEU PLANO.

“É preciso incentivar a alimentação saudável, a prática de atividades físicas e a redução do estresse, que são alguns dos fatores que geram o excesso de peso”, disse o conselheiro executivo da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade e Distúrbios Metabólicos (IFSO),
Caetano Marchesini.

PROCURA POR CIRURGIAS BARIÁTRICAS CRESCE NO PAÍS

Por causa da epidemia da obesidade, o país também tem registrado aumento na procura por cirurgias de redução de peso. O número de cirurgias bariátricas no Brasil aumentou quase 85% entre 2011 e 2018, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Foram 424.682 pessoas operadas.

No Paraná, de acordo com a Secretária da Saúde, no ano passado ocorreram 6.601 internamentos para a realização da cirurgia bariátrica. Só entre janeiro e julho deste ano, ainda de acordo com o órgão, foram 3.640 internamentos.

OBESIDADE E CÂNCER

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer e especialistas fazem um alerta: o sobrepeso, a obesidade e o sedentarismo estão no topo dos fatores que contribuem para o aparecimento de, ao menos, 14 tipos de câncer. São eles: mama, cólon, reto, útero, vesícula biliar, rim, fígado, ovário, próstata, mieloma múltiplo, esôfago, pâncreas, estômago e tireoide.

O QUE É OBESIDADE

A obesidade, segundo o Ministério da Saúde, é “o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do cotidiano”.

O indivíduo obeso é aquele com índice de massa corporal (IMC) é superior a 30. Aqueles com IMC de 25 a 29,9 são considerados com sobrepeso.

Fonte: Paraná Portal

Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading