
Um morador de Corbélia, de apenas 38 anos, faleceu por complicações da COVID-19 nesta quinta-feira, 27. O homem estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário de Cascavel desde o dia 15 de maio. A morte acendeu uma alerta para a alta de contaminação do público mais jovem, até então, considerados mais resistentes ao vírus.
Se no início da pandemia as vítimas eram idosos, o momento atual é oposto. O aumento de confirmações de contaminação de jovens entre 25 e 35 anos ficou evidente no último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A ampla testagem dos trabalhadores do setor mercadista de Corbélia apontou que a maioria dos casos positivos eram em pessoas com menos de 30 anos, e que não possuíam sintomas da doença.
O levantamento realizou a coleta de 230 trabalhadores de supermercados, e 33% estavam contaminados com a COVID-19. A Secretária de Saúde Cleide Santos afirmou que é clara a alta na incidência de doença e mortalidade de contaminação entre esse público mais jovem em todo o país, e já está presente na nossa região.
A Secretaria se organiza para que se realize uma coleta de exames também no público jovem e adolescente. “Na medida que a gente faz a testagem e identifica os assintomáticos positivos, nós da vigilância em saúde, temos a oportunidade de colocar eles em isolamento, fazer o rastreamento dos contatos diretos deles, e fazer o monitoramento dos familiares. É preocupante, é grave essa terceira onda que está chegando. E nós estamos com todo um aparato com o apoio do Estado para fazer coleta em massa. Na medida que a gente for identificando os públicos alvos nós estamos fazendo a coleta.”
O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde foi na segunda-feira, 24, e trazia um total de 28 óbitos causados por complicações do vírus em Corbélia. O próximo boletim deve ser divulgado na segunda-feira, 31, e trará as atualizações e somatórias dos casos no período.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO