81 views 2 min 0 Comment

Moradores denunciam crime ambiental em Corbélia

- 25 de fevereiro de 2022
Anúncio

A fumaça e o cheiro forte de queimado tem incomodado os moradores do Bairro Jardim Padovani e Cidade das Flores. Pelo segundo dia seguido é observado uma grande concentração de fumaça de queima de lixo próximo a BR-369.

Além de crime, a queima de lixo prejudica o meio ambiente e gera problemas de saúde, em especial nas crianças. Uma moradora próxima ao local conta que está há pelo menos dois dias com muita presença de fuligem até mesmo dentro da sua residência, que está há uma quadra de onde surge a maior quantidade de fumaça.

“Tá horrível, ontem a noite tinha cheiro de fumaça ainda nas cortinas e roupas de cama. E hoje, a fumaça novamente.”

Anúncio

Com filhos bebês, ela também conta que todos em casa começaram espirrar muito e os olhos ficam vermelhos por conta da presença constante da fumaça.

Em um grupo de mensagens os moradores postaram fotos e vídeos do local em que mostram a concentração de fumaça. A vigilância sanitária foi informada da situação e irá averiguar a denúncia.

Servidores da Prefeitura foram até o local, e encontraram o lugar da queima, em um lote baldio com mato recém cortado e diversos vestígios de fogo.

O principal do foco do fogo hoje, era em uma grande quantidade de galhos verdes.

A Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, tem descrito no artigo 54, a queimada urbana, como crime de poluição, que coloca em risco a saúde da população, a segurança de animais, e a destruição da flora. Queimar lixo doméstico pode causar sérios problemas como provocar risco de incêndio em proporções maiores, podendo destruir a vegetação, residências além de causar a morte de animais nas redondezas. As queimadas urbanas podem gerar multa, podendo configurar crime sob pena de até quatro anos de prisão. A fiscalização das queimadas em Corbélia é de responsabilidade da Vigilância Sanitária, que pode ter o apoio da Polícia Militar.

Comments are closed.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading