Um rastro luminoso com luzes menores foram filmados no céu de Corbélia por volta das 4h30min da madrugada desta terça-feira, 08. Um morador filmou o momento e postou nas redes sociais.
O fenômeno foi registrado como “reentrada de lixo espacial” e de acordo com o professor e astrônomo amador, Diego de Bastiani, em entrevista ao ND+ o fenômeno não é incomum.
Porém, a visualização a olho nu é rara. “Existem milhares de satélites como esse rodando a Terra. Eles não estão mais ativos e, em algum momento, são atraídos para a Terra. Quando entram em contato com a atmosfera ocorre um atrito e um aumento bem alto da temperatura. Ele se fragmenta em vários pedaços e aparem essas bolinhas de fogo no céu. Em determinado momento eles queimam todo o material e alguns destroços caem na terra”, explicou o pesquisador.
Ainda, de acordo com o pesquisador, o retorno para a Terra não costuma causar danos. “Muitos desses satélites caem no oceano, não representando risco algum”, disse. O pesquisador está investigando de qual satélite se trata.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO