Uma grande operação de combate ao mosquito aedes aegypti está sendo realizada em Corbélia nesta terça, 11 e quarta-feira, 12, por mais de 40 agentes de endemias vindos da microregião. A ação vem sendo realizada há três semanas nas cidades participantes do projeto: Anahy, Braganey, Cafelândia, Nova Aurora, Iracema do Oeste, Jesuítas, Formosa do Oeste, e Corbélia.
Os agentes vindos dos municípios se encontraram com os agentes de Corbélia para um café da manhã na Secretaria Municipal de Saúde onde já receberam as orientações e mapas de trabalho. Em Corbélia os bairros Vila Unida e Jardim Vera Lúcia possuem maior incidência de focos do mosquito, o que fez com que os trabalhos se concentracem nessas regiões como explica o Coordenador de Endemias do Município Augusto Tomazzoni Lubenow.
Nesta terça-feira, 11, primeiro dia de trabalho o coordenador explica que os agentes irão realizar um trabalho de busca por focos do mosquito nos quintais. Nos locais onde forem encontradas larvas será realizada a coleta de uma amostra para exames laboratoriais, afim de identificar se o mosquito está contaminado. Os focos serão eliminados pelos agentes. Augusto pede a colaboração da população para que permitam a entrada dos agentes de endemias.
Na quarta-feira, 12, todos os locais onde foram encontrados focos do mosquito os agentes farão o chamado bloqueio com o fumacê.
A Secretária de Saúde Cleide dos Santos explica que o projeto Microregião Contra a Dengue é de união, cooperação e ação onde reúne todos os agentes dos municípios participantes em uma única cidade por dois ou até três dias realizando ação em todo o município, ou em pontos estratégicos de maior incidência da presença do mosquito.
“Com a cooperação de todas as cidades é possível fazer com que os municípios tenham um alinhamento de trabalho, auxiliando aqueles que estão com maior incidência, e fazendo com que os menores não sejam prejudicados.”
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO