O câncer de mama é o mais comum em mulheres, principalmente, após os 40 anos e a mamografia é o exame mais indicado para a detecção precoce da doença, com chances de cura superior a 95%.
O Complexo Hospitalar Uopeccan é referência no que se refere ao diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer. O hospital conta com um aparelho de alta tecnologia, proporcionando as mulheres, em poucos minutos, um procedimento de qualidade e sem dor.
“A mamografia hoje, está indicada para as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Esse exame deve ser feito de forma anual e para aquelas mulheres que tem algum histórico na família, principalmente, parente de primeiro grau como mãe, irmã, poderiam começar essa triagem já a partir dos 35 anos. A importância do exame é a gente fazer a detecção precoce da doença, antes dela causar sintomas, pois isso aumenta muito as chances de sucesso no tratamento”, esclareceu o oncologista clinico da Uopeccan, Lucian Lucchesi.
Como agendar a mamografia na Uopeccan?
Para as mulheres que estão dentro da faixa etária dos 40 anos ou mais é possível agendar a mamografia sem pedido médico e sem custo. Na Uopeccan, oferecemos atendimentos diários, basta entrar em contato pelos canais abaixo:
Cascavel: (45) 2101-7015 ou (45) 2101-7112
Umuarama: (44) 2031-0755 ou (44) 2031-0754
Medianeira: (45) 3126-0700
Agendamento online: outubrorosa.uopeccan.org.br/
Câncer de mama: sinais e sintomas
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
- Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
- Alterações no bico do peito (mamilo) como retrações;
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
- Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
É fundamental que a mulher fique atenta aos sinais e sintomas, qualquer coisa anormal a indicação é procurar um médico. “O autoexame é muito importante, pode ajudar na detecção da doença e a mulher pode fazê-lo em casa, após sair do banho, por exemplo. Observar no espelho o aspecto dessa mama, se ela está assimétrica, se há alguma diferença que chama atenção, com a palpação perceber de repente, algo de alterado que não tinha antes. Vale um adendo, o autoexame da mama não substitui a mamografia e nem outros exames médicos. É algo que pode ajudar, fazer diferença, mas não deve substituir as outras medidas de detecção”, enfatizou Dr. Lucian.
Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO