Lágrimas: Romaria Nossa Senhora da Salette

Mais de mil romeiros fazem caminhada de 22 km de Corbélia ao Santuário Nossa Senhora da Salette de Braganey

São incontáveis os números de romeiros que já pisaram no Santuário Nossa Senhora da Salette em Braganey. De passo em passo os 22km entre Corbélia e Braganey são vencidos pelos devotos. Entre os dias 8 e 9 de setembro mais de mil romeiros fizeram o percurso. Alguns preferiram fazer a caminhada na tarde do sábado, outros optaram por caminhar a noite.

O último grupo de Corbélia saiu à meia noite, de frente ao portal da cidade. Pelo caminho encontramos romeiros de diversos lugares: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amapá e Pará. Em pequenos grupos eles fizeram o percurso com rosários em mãos, e em oração.

Se é a fé que move os pés dos peregrinos, é ela também que move os voluntários que trabalham auxiliando os romeiros pelo caminho. O primeiro que encontramos é representante comercial Ademir Mandrick. Com o carro carregado com água e frutas, ele está em um dos lados da PR-573 auxiliando os romeiros que passam. Ademir nos conta que este é o sexto ano que participa como equipe de apoio enquanto a esposa faz a romaria a pé. A dedicação ao trabalho voluntário veio depois da superação de um medo do filho menor. “Meu filho tinha muito medo de tempestade, chuva, trovão. Então nós fizemos a promessa a Nossa Senhora da Salette, e ele, com a graça superou isso. Nós pagamos a promessa no primeiro ano e decidimos continuar com a romaria todos os anos.”

Noite adentro, nós encontramos mais voluntários. O maior grupo está à 15km do ponto de partida. É o Anjos da Noite. Com pãezinhos, café, leite, água e muitas frutas todos os romeiros que passam por ali param para descansar em recarregar as energias. Quem fala com a gente é o Sr. José dos Santos. Ele nos conta que o grupo já tem 16 anos, e reúne amigos, parentes, compadres e outros que queiram se juntar à causa. “Todo ano são as mesmas pessoas que trabalham, todos eles já tem 10, 12 anos fazendo isso”.

O voluntariado dos Anjos da Noite na Romaria começou quando o grupo fez o trecho e não encontrou nenhum apoio pelo caminho. “A gente veio a pé no primeiro ano e chegou a uma altura do caminho que estávamos com garrafas de água, bolachas e tudo aquilo começou pesar, e pensamos ‘poderia ter alguém para servir o café’. No ano seguinte optamos por vir servir o café”.

Os membros do grupo são todos de Corbélia, e o trabalho começa um mês antes da romaria. “A gente se organiza com questão de quem vai participar e como vamos fazer o evento.” O trabalho também envolve a arrecadação dos donativos e o levantamento dos custos. “A gente arrecada, e o que falta dividimos entre nós e completamos”.

A tenda foi montada no início da tarde do sábado, por volta das 9h da noite o café começou ser preparada e por volta das 11h da noite eles receberam os primeiros romeiros. Os Anjos da Noite serviram 1000 pães, 80 litros de café, 80 litros de leite, 3 caixas de banana, 3 caixas de maçã, 24 kg de queijo e 22 kg de presunto.

Na parada para o lanche José escuta as histórias de cura e fé que são trazidas com os romeiros. “Eles vem contar de casos de câncer que foram curados através da santa. Tem pessoas que não tinham esperança de andar, que sofreram acidentes e que vem andando, e acham que não vão chegar, e conseguem”.

O dia começa a clarear e os romeiros não param de chegar. Alguns deitam no chão ao pé da imagem, outros se ajoelham, choram e agradecem. Os que chegam antes das 5h participam da Benção ao Santíssimo. A Missa da Aurora, celebrada às 6h30min reúne todos aqueles que fizeram a caminhada.

A tradicional Missa das Sementes reuniu devotos e toda a comunidade, em uma procissão com o véu de 42 metros de comprimento em comoração aos 42 anos de romaria. A celebração contou com a participação do Arcebispo Dom Mauro. Na homilia, Dom Mauro falou em acolhimento. “Acolha Nossa Senhora como nossa mãe.” O arcebispo ainda falou das correntes carregadas por Nossa Senhora da Salette. “A virgem da Salette aparece com as correntes para dizer que o pecado nos escraviza.” De acordo com ele nossa senhora nos faz um pedido “O pedido de nossa senhora é: liberte-se do pecado.”



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: