Desde a última quinta-feira (7), o Laboratório Central de Cascavel apresentou os primeiros resultados para Covid-19 com os novos equipamentos adquiridos.
São dois equipamentos para realização de testes PCR (detecção direta do vírus em secreção respiratória), sendo um termociclador e um extrator de DNA, com fabricação na Coréia do Sul.
Na semana passada, servidores do Laboratório Central do Município realizaram um treinamento com as novas máquinas.
Na quinta-feira, 07, já com a rotina válida, as mesmas amostras foram testadas novamente para que houvesse o laudo final dos exames aos pacientes.
Isso se fez necessário, pois há um protocolo de treinamento para o ensaio dos exames e a assessoria científica da empresa, responsável pelos equipamentos, autoriza a rotina definitiva para a análise das amostras.
As amostras são coletadas no Laboratório Central de Cascavel, através da coleta externa, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. Elas são mantidas em um freezer a 31°C negativo até o horário do ensaio do exame.
Uma vez retirada do freezer, aguarda-se a amostra voltou a temperatura ambiente e a mesma é encaminhada para a sala de fisiologia molecular. Dessa maneira, a amostra é preservada como se estivesse colhida do paciente no mesmo dia.
Os pacientes estão sendo acompanhados nas Unidades de Pronto Atendimento ou pelos médicos do Call Center, por meio da tele-medicina com àqueles que estão em isolamento domiciliar.
De acordo com a coordenadora técnica do Laboratório Central de Cascavel, Farmacêutica-Bioquímica, Nely Norder Tschurtschenthaler, três mil testes serão possíveis realizar com os equipamentos ao longo dos próximos meses.
“A partir da sexta-feira (8), 30 amostras de exames de pacientes, diariamente, poderão ser analisados”, explicou Nely.
O investimento realizado pela Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria de Saúde somam R$ 615.000,00.
24 horas
Atualmente, as amostras coletadas dos pacientes são enviadas ao Laboratório Central do Estado, em Curitiba, e estima-se de dois a três dias para o resultado final. Com os equipamentos de análises adquiridos pela Secretaria de Saúde de Cascavel, em 24 horas os pacientes terão os resultados da testagem.
O Laboratório Central não irá trabalhar com testagem de demanda espontânea. Os exames serão demandados de pacientes sintomáticos respiratórios, que estão nas UPAs; da solicitação feita por médicos do Call Center, além do Hospital de Campanha.
Como funciona
O PCR, realizado pelo termociclador, é um exame que pesquisa o material genético do agente etiológico que causa a Covid-19, além de outras doenças provocadas por vírus. A secreção nasofaringe é coletada do paciente e colocada em microtubos e encaminhados ao Laboratório Central do Município.
Os microtubos são inseridos na máquina (termociclador), onde passam por um tratamento químico para posterior análise da extração do DNA do vírus. Com o auxílio de um amplificador, as amostras de exames dos pacientes são processadas automaticamente para detecção ou não do vírus da Covid-19.
Fonte: Prefeitura de Cascavel
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO