A Justiça Eleitoral da Comarca de Corbélia está em busca de pessoas que possam trabalhar nas eleições municipais e federais como mesários.
A Chefe de Cartório da Comarca de Corbélia Livia Maria de Araújo explica que é preciso a colaboração da população neste ano.
“Em ano de eleições toda ajuda é bem-vinda e, para proporcionar a toda população brasileira o constitucional direito ao voto universal, direto e secreto, a Justiça Eleitoral conta com a ajuda dos Mesários Voluntários.”
Mesário é o cidadão nomeado para compor as mesas receptoras de votos e de justificativas no dia das eleições e a campanha do programa Mesário Voluntário acontece em todo o Estado, e tem o objetivo de promover a participação popular no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados e voluntários para ajudar e fiscalizar os trabalhos.
Os interessados devem estar em dia com a Justiça Eleitoral e serem maiores de 18 anos. As inscrições são feitas pela internet no link: http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/mesario-voluntario
Ao se disponibilizar como mesário voluntário, o cidadão tem vantagens como a dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral, Auxílio-alimentação para o dia da eleição, Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais, vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital, vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital. e Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual.
O programa Mesário Voluntário foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas receptoras de votos.
A Justiça Eleitoral, considerando a importância do tema, realiza, desde 2004, ações nesse sentido.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO