158 views 4 min 0 Comment

Judiciário entrega drone e 30 torniquetes à 3ª Cia de Corbélia

Anúncio

Na tarde desta segunda-feira, 12, o Poder Judiciário de Corbélia entregou aos policiais da 3ª Cia de Corbélia um drone, HD externo, cartões de memória e torniquetes para que as equipes possam utilizar em seus trabalhos. Todos equipamentos foram adquiridos por meio de um fundo criado pelo poder judiciário, e administrado em parceria com o Conselho Municipal de Segurança.

O dinheiro que alimenta esse fundo vem através de valores decorrentes de práticas delituosas como explica a Doutora Fernanda Batista Dornelles, Juíza  de  Direito  da  Vara  Criminal,  Família  e Sucessões, Infância e Juventude e Juizado Especial Criminal da Comarca de Corbélia.

“Tem alguns crimes que o legislador permite um acordo. O Ministério Público faz o acordo com a pessoa que pratica algum delito, ou crime, e esse acordo conciste em algum pagamento em prestação pecuniária e penas de multa. E todos esses valores que são recolhidos em decorrência desses delitos, vão para um fundo da justiça. Esses valores vão se acumulando.”

Anúncio

A doutora explicou que nos últimos dois anos a comarca juntou um valor considerável, e foram lançados editais para projetos de interesse da sociedade e comunidade, principalmente no quesito segurança pública. A compra desses equipamentos é o resultado dos projetos apresentados para a utilização dos valores acumulados

O Drone foi destinado Polícia Ambiental, em Santa Tereza, segundo a Doutora ele será de grande valia visto que a aeronave possibilita a fiscalização de crimes ambientais de uma grande área, além de medições e monitoramento.

O 1º Tenente João Vitor Arnas de Miranda conta que no Estado, somente a Cia de Maringá possui drones disponíveis para utilização. Segundo ele, agora todas as táticas utilizadas poderão ser aplicadas aqui na região. “O emprego dessa ferramenta já se mostrou muito eficiente e já deu ótimos resultados.”

Ele conta que o drone irá auxiliar os policiais na identificação de crimes em áreas ambientais de difícil acesso, como em matas fechadas. “Flagrantes de crimes ambientais que possam estar ocorrendo, dada a dificuldade de acesso à alguns locais. Podemos utilizar os drones para identificar novas áreas desmatadas, medições dessas áreas. Também pode ser utilizado como forma de patrulhamento em rios, em áreas de alagados ou hidrelétricas. Todas essas utilizações do drone certamente estarão mais eficiente na polícia ambiental.”

Os torniquetes foram adquiridos por meio de um projeto da Polícia Militar. Serão 30 equipamentos que estarão disponíveis para os policiais que poderão utilizar em uma situação de risco. De acordo com o Tenente Wiepieski eles receberão um treinamento, e capacitação.  “O curso é uma habilitação. A gente habilita esse policial no emprego de um protocolo, e uma das ferramentas é o torniquete. Uma ferramenta primordial, já que em um sangramento massivo ela acaba suprimindo, e salvando uma vida.”

“A gente vai tá fazendo esse curso, capacitando o máximo de policiais possível, e fazendo a cautela desse equipamento quando eles estiverem devidamente habilitados.”

O Tenente ainda agradeceu ao poder judiciário, Ministério Público e CONSEG pela “intervenção e auxílio à Polícia Militar, nos dando ferramentas que infelizmente nós não temos disponíveis.”

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Anúncio
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.