O Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2020 em Corbélia ainda não começou ser entregue aos contribuintes, mas o reajuste de 7,30% já é confirmado pelo setor de tributação da Prefeitura Municipal.
O reajuste foi publicado ainda no mês de janeiro em Diário Oficial. O Diretor de Arrecadação Fabiano Antônio Francescon explica que ele é calculado de acordo com a Unidade Fiscal do Município.
“Muda a Unidade Fiscal do Município, aí em cima dessa mudança, muda também o IPTU.”
“Art. 1º A UFM – Unidade Fiscal do Município para o exercício financeiro de 2020, fica atualizada em 7,30% (sete vírgula trinta por cento), de acordo com o índice acumulado do IGP-M calculado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, no período de 01/01/2019 a 31/21/2019, passando seu valor para R$161,77 (cento e sessenta e um reais e setenta e sete centavos).”
Leia também: ACICORB promove 5º Feirão Corbélia
A distribuição dos carnês deve demorar ainda mais algumas semanas. Em 2019 a primeira parcela venceu no mês de julho.
Na próxima semana o sistema utilizado pelo município para gerar os boletos irá passar por ajustes para que os carnês comecem ser emitidos.
“O IPTU não é simplesmente passar o índice de aumento e já tributar ele. Tem direito a bonificação quem paga em dia então é um sistema bem complexo para chegar à base de calculo certinho dele. No começo do ano é feito esse reajustes.”
No fim da próxima semana os servidores já terão uma previsão de quando os carnês começarão a ser entregues. O valores poderão ser pagos em cota única ou no máximo em quatro parcelas.
O Imposto Predial e Territorial Urbano é – como diz o nome – um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO