Inauguradas obras do Paraná Trifásico em Capanema

A Copel inaugurou nesta quinta-feira (20) em Capanema, no Sudoeste do Paraná, obras do programa Paraná Trifásico na região. São sete quilômetros de novas redes que se estendem através da Linha Gaúcha e irão beneficiar diretamente mais de 100 famílias. Até hoje, já foram concluídos 900 quilômetros de linhas pelo programa de modernização da rede elétrica no campo.  

O Programa Paraná Trifásico atende as necessidades dos produtores rurais paranaenses que, cada vez mais, precisam de energia com qualidade e continuidade de fornecimento para assegurar o crescimento do agronegócio.

“O objetivo do governador Ratinho Junior é que chegue energia na ponta, para quem quer produzir, para gerar mais emprego e renda”, disse o chefe da Casa Civil, Guto Silva. “Serão implantados 25 mil quilômetros de redes trifásicas até 2025, é o maior programa do Brasil e certamente terá grande efeito para a retomada econômica no pós-pandemia”, afirmou. 

NOVOS EMPREENDIMENTOS –Para o diretor-geral da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali, o programa vai incentivar novos empreendimentos no Estado. “É muito mais energia para dar suporte a novos investimentos e ao crescimento do Paraná, com foco no agronegócio, mas aberto também a outras áreas de atuação empresarial. E é também mais qualidade de vida para quem mora no campo”, afirmou.   

QUALIDADE – Capanema é um dos municípios paranaenses a contar com recursos do programa, que visa renovar e aprimorar a infraestrutura das redes elétricas no meio rural, para melhorar a qualidade do fornecimento de energia e a agilidade no restabelecimento do serviço, em caso de interrupções. Além disso, a rede trifaseada também garante maior segurança para os empregados envolvidos na manutenção e para a população. 

PROGRAMA –A Copel vai investir R$ 2,1 bilhões para implantar redes trifásicas de energia em todo o Paraná. O programa começou em 2020 e vai até 2025. Na prática, a espinha dorsal da rede de distribuição no campo será trifaseada, substituindo a tecnologia monofásica hoje existente. Além de garantir energia de mais qualidade e com maior segurança, isso vai proporcionar o acesso do produtor rural à rede trifásica a um custo muito inferior ao que hoje é pago.  

Com o Programa Paraná Trifásico, haverá interligação entre as redes que hoje são isoladas, criando redundância no fornecimento e garantindo melhoria da qualidade no fornecimento de energia para o campo. A Copel vai, ainda, renovar seus ativos, com cabos totalmente protegidos e nível de resistência reforçada, provendo mais segurança à população e aos seus empregados.  

Ele também será a base para levar novas tecnologias às redes de energia rurais, como, por exemplo, os religadores automáticos e o controle da rede à distância, por meio de Centro de Operações centralizado da Copel, instalado em Curitiba. 

PRESENÇAS – A solenidade de inauguração contou também com as presenças de autoridades das cidades do entorno e dos gerentes das áreas de Projetos e Obras e Serviços da região Oeste, respectivamente Maicon Wathier e Paulo Nachtyga.

Fonte: AEN

Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: