O ano letivo para os 31.115 alunos da rede municipal teve início nesta segunda-feira (6), mas foi marcante para os estudantes da Escola Municipal Romilda Ludwig Wiebbeling, no bairro Santa Felicidade. É que os alunos da instituição retornaram às salas de aula em uma escola totalmente nova.
A obra foi edificada com módulos, uma inovação na cidade. Com uma área construída de aproximadamente mil metros quadrados, o espaço terá seis salas de aula para educação infantil e fundamental, sala de uso múltiplo, laboratório de informática e biblioteca, entre outros. A unidade também ofertará, além das disciplinas tradicionais, cursos de inglês e espanhol.
O prefeito Leonaldo Paranhos disse que a unidade escolar inaugurada hoje tem um símbolo especial. “Ela é o símbolo daquilo que precisa ser o poder publico: ativo, que reage, que tem indignação e que faz as coisas. É preciso, no poder público, o homem público não se acomodar, olhar para o problema e enxergar solução, em tempo rápido, recorde, porque as pessoas precisam de solução. O poder público tem que parar de ser aquilo que sempre foi, um marasmo, que não dá, que não é possível. É possível fazer com rapidez, com amor, com qualidade. É possível, sim, fazer as coisas. E essa escola simboliza tudo isso”, enfatizou Paranhos.
A secretária de Educação, Marcia Baldini, destacou a importância de mais uma obra estar sendo entregue à comunidade. “É uma obra realizada em tempo recorde, um pouco mais de seis meses, com tecnologia avançada, toda a questão ambiental e o mais importante, é a primeira escola 100% em tempo integral da região Sul de Cascavel”, enfatizou.
A unidade escolar foi fundada em 1976 em terreno doado por Elmuth Wibbeling e Romilda Ludwig Wiebbbeling, que passou a ser a patrona da instituição de ensino. A construção de uma escola moderna e confortável era uma reivindicação antiga da comunidade, que hoje viu o sonho ser realizado. Os alunos iniciarão às aulas às 7h30 e permanecerão na escola até as 17h30.
A diretora Maria Rita Schaedler disse que a realidade da Escola Romilda Ludwig Wiebbeling agora é outra. “Esse momento na nossa vida é muito importante. Antes, nós tínhamos uma escola que precisava de muitas adequações, era um espaço que atendia as crianças, mas a gente almejava mais, então este espaço é um que vem a contento”, afirmou.
Pais e alunos
A nova escola foi aprovada por pais e alunos que não escondiam a emoção de estarem iniciando o ano letivo em um novo e moderno prédio. “Ela é maravilhosa, muito linda, a sala está muito confortável”, diz a zeladora Eliane Garcia da Silva. “O tempo foi curto, mas conseguiram deixar ela impecável”, completa.
Para a vendedora Gisele Aparecida, a escola traz um grande benefício do bairro. “É uma conquista, pelo tempo que a escola tem no município precisava de uma reforma para agregar mais qualidade ao ensino”, afirma.
A aluna Paloma Pereira resumiu em uma palavra o que achou da nova escola: “maravilhosa”. Ela contou, ainda, que já fez novos amigos e completou dizendo que “a escola é muito legal”.
O aluno David Marcos disse que estava ansioso para retornar à escola. “Estou muito animado, nas minhas férias eu já queria ir para escola”, disse.
O presidente do Legislativo, Alécio Espínola, que participou da solenidade, lembrou que a toda a transformação de uma sociedade passa pela educação. “Ver um investimento como esse, que dá condições do aluno estudar, com sistema totalmente inovador, é um grande avanço para o Município de Cascavel”, ressaltou.
Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO