O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), realizou na manhã desta segunda-feira (03) uma reunião histórica do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica. Nesta primeira reunião no hospital, o intuito foi o acolhimento dos novos pacientes que recebem a indicação e são selecionados para o projeto do programa. Direcionados das regionais da região de Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Palotina e entre outros municípios, 30 novos pacientes foram recebidos pelo HU, que é referência em cirurgia bariátrica, ao total foram disponibilizadas 48 vagas.
Os pacientes do projeto, recebem também um atendimento especializado que conta com psicólogos, endocrinologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, além dos serviços de cirurgia do aparelho digestivo, para proporcionar a esse paciente, uma qualidade dentro do processo do seu tratamento. “O foco maior não é na cirurgia, o foco maior é realmente dar o acolhimento e oportunizar todas as formas de tratamento de obesidade”, diz o Prof. Dr. Allan Cezar Faria Araujo, Coordenador do Serviço de Obesidade e Cirurgia Bariátrica do HUOP.
O Hospital Universitário se destaca na pesquisa e extensão de projetos voltados para a obesidade, o local torna-se um ambiente para mestrandos, residentes e graduados de diversas áreas para desenvolverem suas pesquisas em Saúde & Obesidade. Os pacientes que participarem do projeto, recebem o tratamento em um período de 12 à 24 meses. Além de toda a equipe, o Diretor Geral do HU, Rafael Muniz de Oliveira e o Diretor Pedagógico do Hospital, Alex Sandro Jorge, participaram da reunião para recepcionar os novos pacientes.
A obesidade é uma doença grave que pode desencadear outras doenças, como hipertensão arterial, aumento do colesterol, infarto e acidente vascular cerebral (AVC). A predisposição familiar, sedentarismo, insegurança alimentar, ambientes obesogênicos e diversos outros fatores podem levar a pessoa à obesidade. Segundo o Sistema Nacional de Vigilância Alimentar (SISVAN) o Paraná em 2020 estava com aproximadamente 70% da população adulta com sobrepeso e 35% com obesidade.
Fonte: HUOP
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO