756 views 2 min 0 Comment

HUOP monitora caso suspeito de intoxicação por metanol; paciente é de Cafelândia

Anúncio

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel, confirmou nesta quarta-feira (7) que monitora um caso suspeito de intoxicação por metanol.

Trata-se de um homem de 54 anos que deu entrada na unidade no fim da tarde desta segunda-feira (6), apresentando tontura, dificuldade de coordenação motora, turvação visual e vômitos.

Segundo o HUOP, o paciente relatou ter ingerido bebida alcoólica destilada no sábado (4). Inicialmente o HUOP informou que o paciente seria de Cascavel, no entanto, as 10h houve uma correção da informação. O paciente veio transferido da cidade de Cafelândia.

Anúncio

Os sintomas apresentados levantaram a suspeita de intoxicação por metanol — substância altamente tóxica e potencialmente letal, comumente associada a casos de adulteração de bebidas.

O hospital informou que segue todos os protocolos de atendimento, contando com o suporte do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), serviço que funciona no próprio HUOP. O centro é um dos quatro existentes no Paraná e é responsável por orientar as equipes médicas, acompanhar os casos clínicos, notificar o Ministério da Saúde e disponibilizar o antídoto utilizado no tratamento da intoxicação por metanol.

Em nota, o HUOP destacou que, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), não repassará informações sobre o estado de saúde do paciente. O hospital também informou que não emitirá boletins diários de atualização sobre o caso.

Até o momento, o Paraná registra dois casos confirmados dessa intoxicação exógena, ambos em pacientes residentes de Curitiba, dois homens de 60 e 71 anos, que seguem internados em hospitais da Capital.

Anúncio

*Inicialmente o HUOP informou que o paciente seria de Cascavel, no entanto, as 10h houve uma correção da informação. O paciente veio transferido da cidade de Cafelândia.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.