Na tarde da última segunda-feira, dia 16 de outubro, ao notar a porta da capela Cristo Rei, na localidade de Juquiá, em Cantagalo (PR), arrombada, fiéis constataram que a Igreja e o sacrário foram vandalizados. Um cálice e uma âmbula, contendo hóstias consagradas, foram furtados.
O padre Elizeu Nahm, pároco da paróquia Imaculada Conceição, relatou imensa tristeza com o ocorrido. “Celebrei a Missa no sábado (14) e deixei uma quantidade grande de hóstias para a comunidade, que tem Missa apenas uma vez por mês. Roubaram Jesus. Por que fizeram isso?”, questionou.
De acordo com o Padre eram cerca de 80 hóstias consagradas que iram ser distribuídas durante o resto do mês.
Dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo da diocese de Guarapuava, também se mostrou consternado pelo ocorrido. Na unidade, uma missa é realizada mensalmente. Nos demais domingos, é feita uma celebração da palavra.
“Foi uma tristeza muito grande. A violência é muito triste, porém, mesmo entre pessoas que se agrediram, o perdão, o diálogo e a fraternidade devem vigorar acima de qualquer outro desejo que não seja a paz. Quando presenciamos essas cenas, de imagens quebradas, a bagunça e a falta de consciência da fé, da vivência, da religião e da crença em Deus, a indiferença fere ainda mais. Devemos sempre ter respeito pela fé das pessoas, mas vemos aí um vandalismo muito aguçado e uma forma de desprezo por aquilo que passa no interior do ser humano, que é o dom da fé, que recebemos no batismo. A dor se torna maior porque vemos a profanação das Sagradas Espécies, e ficamos a pensar ‘onde estão as Hóstias Consagradas?’ […] Que Deus tenha compaixão da pessoa ou das pessoas que fizeram isto”.
Os coordenadores da capela avisaram a polícia e registraram boletim de ocorrência. Quem tiver alguma informação sobre a localização dos itens roubados, pode entrar em contato com a polícia, pelo número 190, e revelar de forma anônima, se assim desejar.
Fonte: Diocese de Guarapuava
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO