Governo do Paraná reconhece perdas severas da safra de soja no estado

Norberto Ortigara, Secretário de Agricultura de Ratinho Jr. quer enxugar gastos e rejuvenescer pesquisas no estado

O governo do estado do Paraná reconhece as perdas de produtividade nas lavouras de soja que podem chegar a 30% em função das adversidades climáticas. No entanto, ainda não tem uma avaliação de campo que possa determinar qual nível de prejuízos nas áreas cultivadas com a cultura.  

De acordo com o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, ainda não tem uma avaliação de campo que comprove as perdas. “A gente tem notícias de diversas fontes que dão o nível de prejuízo bastante considerável, mas como eu estou nesta área desde 1978 sempre peço prudência nessas avaliações”, comenta.

Durante o mês de dezembro as temperaturas de solo atingiram 55 graus, na qual provocou baixo crescimento das plantas e enchimento de grãos deficientes. “No curto prazo, lamentavelmente, não tem nada a ser feito para minimizar esses prejuízos. O foco do produto dever ser na segunda safra, que se o clima ajuda tente a ser boa”, afirma.

Em relação ao seguro agrícola, o secretário destaca que os estados que poderiam ajudar de alguma forma tem muitas restrições. “O Brasil um dia vai acordar e fazer seguro de renda, preços das culturas e as vendas futuras como a América já faz há muitas décadas”, pontua.

Entre as proposta de campanha do Governador eleito do estado, Ratinho Jr, seria reduzir o número de secretarias para diminuir as despesas. “Eu participei ativamente da campanha como coordenador, sendo que essa proposta foi vitoriosa de 28 secretárias de estado diminuímos para 15 para criar um ambiente mais favorável de mudança”, ressalta.

Entre uma das propostas do atual secretário é levar a tecnologia para as áreas de pobreza rural e tornar a produção desses agricultores mais eficientes. “É preciso modernizar e implementar a internet nos equipamentos para que os agricultores utilizem a agricultura de precisão. Nós queremos fazer e temos clareza quanto a isso”, completa.

Fonte: Notícias Agrícolas

Conexão Revista 8ª Edição

Conheça a Conexão Revista de Corbélia também versão impressa. Lançamos uma nova edição a cada 90 dias.

Leia a última edição agora, basta clicar na imagem ao lado!

E boa leitura! 



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: