
O tão aguardado concurso público para a contratação de policiais e bombeiros militares foi anunciado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, durante uma solenidade no Quartel do Comando-Geral da PM, em Curitiba, nesta quarta-feira (4).
Serão ofertadas 2 mil vagas do concurso para policial militar e 400 vagas para bombeiro militar para o Curso de Formação de Soldado (CFSd).
Além disso, o Estado vai selecionar 50 delegados, 300 investigadores e 50 papiloscopistas para a Polícia Civil. Também foram abertas 238 vagas para agentes de cadeia para complementar o quadro do Departamento Penitenciário (Depen).
Leia também: Denúncia de violência doméstica aumenta no Paraná
O edital do concurso deve ser disponibilizado no site de Núcleo de concursos da UFPR.
Segundo o governador, a ideia da autorização do concurso é reforçar ainda mais o trabalho que já tem sido feito.
“O Paraná foi escolhido entre os cinco Estados no Brasil mais seguros devido ao bom desempenho da SESP, e a ideia agora é aumentar ainda mais o contingente de policiais. Estamos autorizando os concursos para aumentar a segurança nas escolas, bairros e cidades do Paraná”.
A medida renova os quadros da PM, e chegou em uma boa hora. Isso, segundo o Comandante-Geral da Corporação, coronel Péricles de Mattos, acontece porque os novos policiais poderão cobrir a defasagem de oficiais e praças que estão se aposentando.
“Dois impactos imediatos podem ser percebidos: mais policiais militares nas ruas, e maior preparação e emprego operacional em benefício à população”, diz.
“O aporte constante de efetivo é necessário. Temos uma saída normal que é por aposentadoria. Agora, com os novos policiais, essa lacuna vai ser preenchida de maneira imediata e permitir novas operações policiais, para que nós possamos manter as boas estatísticas criminais que a Corporação tem”, conclui.
O anúncio movimentou as redes sociais de todo o estado, mobilizando centenas de pessoas que aguardam a oportunidade de ingressar na carreira militar.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO