As mais de 115 urnas eletrônicas que pertencem a 126º Zona Eleitoral de Corbélia foram preparadas e lacradas para o segundo turno das eleições nas tardes deste sábado, 22, e domingo, 23.
Em cerimônia pública dentro do Fórum Eleitoral da Comarca os servidores do TSE fizeram os procedimentos de geração de mídias, carga e lacração.
Uma a uma as urnas foram ligadas assim que os servidores inseriam a mídia com o resultado do primeiro turno. Automaticamente a urna inicia o processo de autoteste, em que o servidor do TSE verifica o funcionamento do sistema, das teclas, áudio, leitor de biometria e painel.
A 126º Zona Eleitoral reúne os municípios de Anahy, Braganey, Iguatu, Cafelândia e Corbélia. De maneira aleatória uma urna de cada município também foi escolhida para ser testada como se estivesse em votação e ainda com a impressão da chamada zerésima. O documento contém toda a identificação da urna. Comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles. Ou seja, confirma que a urna tem “zero voto”.
Esta última cerimônia de testagem foi acompanhada pela Doutora Fernanda Batista Dornelles, Juíza de Direito da Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude e Juizado Especial Criminal da Comarca de Corbélia.
Com a finalização e conferência de cada teste as urnas ficam prontas para a eleição. A partir da lacração, os equipamentos não podem mais ser modificados. As cerimônias são disciplinadas pela Resolução TSE nº 23.669/21
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO