389 views 2 min 0 Comment

Fila de espera por consultas especializadas cai 30% em 2025

Anúncio

A reorganização dos atendimentos na rede pública de saúde de Corbélia já apresenta resultados concretos. Desde o início de 2025, a fila de espera por consultas com médicos especialistas caiu de aproximadamente 5 mil pacientes para pouco mais de 3 mil, uma redução de 30,9% no período de janeiro a julho. A divulgação foi feita pela própria prefeitura na manhã desta segunda-feira, 11.

A estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde prioriza o fortalecimento da Atenção Básica, garantindo que os casos sejam resolvidos, sempre que possível, nas próprias Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essa mudança fez com que a média mensal de encaminhamentos do clínico geral para especialistas caísse pela metade: de mil para cerca de 500 solicitações.

“O foco é garantir que a atenção básica resolva 80% dos atendimentos, evitando deslocamentos e esperas desnecessárias para o paciente. Estamos investindo para que as equipes tenham condições de atender e solucionar a maior parte dos casos aqui mesmo em Corbélia”, destacou o prefeito Thiago Stefanello.

Anúncio

Outro fator que contribuiu para a redução foi a implantação da Auditoria Médica, em abril, que passou a avaliar todos os encaminhamentos com base em informações e exames que comprovem a necessidade ou a prioridade de atendimento. Com isso, casos menos graves deixam de ocupar vagas que poderiam ser destinadas a pacientes em situação mais urgente.

Anúncio

Em abril, a lista de espera contava com 4.371 pessoas. No fim de julho, esse número caiu para 3.019. Para a secretária de Saúde, Zaira Fortunato, o resultado comprova a eficácia das mudanças, mas ainda há desafios. “Temos dificuldades com os retornos, já que o número de consultas disponibilizadas pelos especialistas nem sempre atende à demanda no prazo ideal. Porém, seguimos trabalhando para normalizar essa situação. Na saúde, nunca chegamos ao fim: é um processo contínuo de construção e melhorias”, afirmou.

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.