Santuário Nossa Senhora da Salette de Braganey ganha imagem de mais de 10 metros de altura

Todos os anos no mês de setembro, cerca de 10 mil pessoas saem em romaria ao Santuário Nossa Senhora da Salette, em Braganey. A caminhada que chega durar 4 horas para alguns, é um misto de fé, pedidos e agradecimentos. Neste ano, os romeiros terão um novo atrativo. Recentemente, o Santuário inaugurou uma imagem da Santa, que mede no total 13 metros de altura. A escultura foi inaugurada no mês de Abril, na 15ª Festa das Colheitas.

A nova Imagem de Nossa Senhora da Salette que tem 8,5m de altura, está colocada sobre um pedestal de 4,5m de altura, e é considerada a maior imagem da Santa no Brasil.

O Padre Edvanderson Cordeiro conta que a ideia surgiu depois de uma visita o santuário de Santa Rita de Cássia, em Maringá “Vendo que neste santuário havia uma imagem de grande porte eu desejei que nosso Santuário também tivesse uma em honra a Nossa Senhora da Salette.”
A imagem custou 60 mil reais. O valor foi arrecadado somente através das doações dos fiéis à Paróquia, inclusive de devotos de outras cidades. A empresa responsável pela escultura é de Londrina. Confeccionada em cimento e fibra de vidro ela foi transportada já pronta até Braganey. “Ela se tornou símbolo da união da comunidade, do amor e devoção do povo a Nossa Senhora da Salette e da fé em seu filho Jesus, além de ter se tornado um ponto de encontro de acolhida para todos que vêm fazer sua prece e seu momento de oração” conta Pe. Edvanderson.

No dia 9 de setembro acontece a tradicional romaria para o santuário, e a expectativa é de 10 mil pessoas. “Este ano estaremos realizando a 42ª. Romaria; nossa Romaria tem como Objetivo difundir a Mensagem que Maria transmitiu, em 1846, aos dois Pastores, que tem como centro o Cristo Crucificado o qual, de braços estendidos, quer abraçar todos os que se deixam atrair por seu amor” ressalta Pe. Edvanderson.

O evento é o mais importante e tradicional evento do Município, e a realização antecede à própria criação (emancipação) da cidade. Grupos de romeiros se organizam para irem ao Santuário. “Temos grupos que saem de Cascavel, outros de Corbélia, outros de Anahy, estes por sua vez, são independentes.”

A caminhada organizada pelo Santuário tem um percurso de 2,5 km, saindo da Comunidade Bom Jesus, localizada na entrada do Município, até ao Santuário. A Celebração Principal acontece às 10h30 e é presidida por Dom Mauro (Arcebispo de Cascavel).

A romaria é um misto de pedidos e agradecimentos. Entre os devotos está Ilda Picagevicz dos Santos, 34 anos, que recentemente recebeu uma graça. Depois de dois anos de tratamento contra a toxoplasmose ocular e já cega de um olho, a graça veio na novena à Nossa Senhora da Sallete. “Tentamos vários tratamentos, mas nada fazia efeito. Resolvi fazer a promessa pois não sabia o que fazer, a infeção era muito grande Sem muita alternativa, mas com muita confiança em Nossa Senhora fui fazer a novena. A graça chegou logo” conta Ilda. Curada há quase um ano, Ilda agradece a graça da cura recebida por meio das orações. “Eu hoje agradeço tudo a Nossa Senhora, pois ela além de tudo me deu 2 filhos perfeitos e sem sequela nenhuma da doença, coisa quase impossível pela medicina, devo tudo a ela”.



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: