1.330 views 4 min 0 Comment

Equipe de Saúde fecha casa de repouso irregular que abrigava idosos em Corbélia

Anúncio

A equipe da Vigilância em Saúde de Corbélia realizou na manhã desta sexta-feira, 27, o fechamento de uma casa que abrigava idosos no bairro Santa Catarina. A Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio da Polícia Militar para realizar o atendimento.

No local havia três idosos que eram cuidados por um casal. A fiscalização em saúde constatou violação ao Estatuto do Idoso.

A equipe recolheu dois homens e uma mulher e encaminharam para receberem atendimento médico e assistência. As famílias foram contatadas para que venham buscar os idosos. Nenhum dos internos é morador de Corbélia, ou possui familiares na cidade.

Anúncio

A constatação da situação dos idosos foi feito pela equipe Multidisciplinar do atendimento em Saúde. Os profissionais constataram que as condições de higiene do ambiente não eram adequadas.

A equipe de Vigilância Sanitária realizou uma nova fiscalização e comprovou as situações inadequadas da residência. Com o apoio e orientações do Ministério Público a Secretaria Municipal de Saúde, auxiliada pela equipe da Polícia Militar realizou a intervenção do local nesta manhã.

“Essa intervenção ocorreu para garantir os direitos dos idosos de serem bem tratados, de estarem em um local adequado. E também as condições mínimas necessárias de sobrevivência” explicou a Secretária de Saúde Cleide Teresinha dos Santos.  

De acordo com informações de moradores da região, o casal mora no local em torno de um ano e meio, e quando se mudaram na residência já estavam com três idosos.

Durante o período que o casal está na casa em Corbélia, já foram registradas três mortes no local, entre eles de um idoso com problemas mentais.

O casal, identificados como cuidadores, foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos e ficam detidos até decisão do delegado.

A Secretária relatou que há denúncias de outras casas no município que estão abrigando idosos em más condições de insalubridade, violando o Estatuto do Idoso. Segundo ela as equipes vão identificar os locais e realizar as intervenções.

Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!

Anúncio

Este conteúdo é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar conteúdo desta página.