Lideranças importantes e influentes da política de Corbélia se reuniram junto ao Deputado Estadual Gugu Bueno (PL) para alinharem ideais e principalmente o comprometimento com o município. Entre os presentes estava o vereador Volmir Gronefeld Reis (PSC), o presidente do PSD em Corbélia Sando Huf, e o Presidente do Partido Liberal Edmar Barela, além de Thiago Stefanello, nome de peso na política regional e Jazer da Costa Vale.
Gugu Bueno, que é vice-líder do Governo na Assembleia, descreveu Corbélia como sendo uma bela cidade, mas mais que isso é também protagonista na região.
“Corbélia é uma cidade protagonista da região. E pra mim é uma alegria poder estar em Corbélia formando esse grande grupo político formado por vereadores, lideranças empresariais, lideranças comunitárias. ”
O vereador Volmir lembrou que Corbélia é mais beneficiada quando se tem uma parceria com um deputado como Gugu na Assembleia Legislativa do Paraná. Segundo ele o município precisa também de um contato direto com o governador, o que faz de Gugu peça indispensável para garantir projetos e emendas. Com o apoio recebido do grupo político, Gugu vê aumentar o seu compromisso com Corbélia em levar as demandas, e também ser linha direta com o Governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Isso só faz nós aumentar o compromisso com esse município para que a gente possa retribuir toda essa confiança aos nossos amigos, companheiros e as nossas lideranças com muito trabalho por Corbélia. Sendo essa interlocução entre o município e Governador Ratinho Junior. Temos certeza que o nosso Governador deve caminhar para a reeleição, acreditamos na vitória. E a gente pretende e deve retribuir toda essa confiança com muito trabalho nos próximos anos.”
A aliança com outros deputados da região é vista como uma maturidade política que só gera benefícios para a população. Alinhado aos Deputados Estaduais Marcio Pacheco e Marcel Micheletto, este hoje secretário do Estado, fez com fosse possível a criação de uma bancada do oeste na Assembleia.
“Os grandes assuntos da nossa região nós estamos unidos discutindo com o Governador, discutindo com os secretários, porque sem dúvida nenhuma isso demonstra a maturidade política e também uma responsabilidade e um respeito a comunidade, à sociedade a nossa região do Oeste do Paraná. Devemos sim em causas importantes, em causas estruturantes buscar a nossa união.”
Fruto desse trabalho de união Gugu cita a construção do trevo Cataratas em Cascavel. “Uma obra que é importante não para Cascavel, mas pra toda região oeste do Paraná. Uma promessa de mais de 40 anos, que não acontecia.
A obra do trevo Cataratas é realizada através do acordo de leniência feito com as concessionárias de pedágio, no entanto, para que ela acontecesse foi preciso a união de forças.
“Esse recurso poderia ter sido aplicado de Foz do Iguaçu a Guarapuava, como tantas e tantas outras vezes. Nós tínhamos recursos para serem aplicados na nossa região e forças políticas levaram pra outra região. E dessa vez não, graças a essa união política não só dos deputados, mas da sociedade civil organizada, dos nossos prefeitos, das nossas lideranças regionais a gente conseguiu garantir que esse recurso fosse aplicado no Trevo Cataratas.”
Ser vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná possibilita que Gugu participe de todas as grandes decisões do Estado dentro do Governo. Programas como Paraná Trifásico e Ferroeste fizeram parte da agenda. Entre os projetos de grande impacto no oeste está a Nova Ferroeste com mais de R$25 bilhões.
“É simplesmente um programa fantástico, que ligará Maracaju no Mato Grosso do Sul ao nosso Porto de Paranaguá tendo um ramal de Cascavel à Foz do Iguaçu. Vai mudar o eixo de desenvolvimento da nossa região.”
Outro imponente investimento por parte do Governo, que é lembrado por Gugu, é o Paraná Trifásico.
“A Copel voltando sua vocação, que é investir na qualidade, na geração e na distribuição da energia elétrica. A Copel até então tinha uma visão de investir em projetos do Brasil e na América do Sul. Hoje não, hoje a Copel está investindo boa parte da sua capacidade de investimento no Paraná para que a gente possa melhorar o acesso a energia.”
De acordo com o deputado o objetivo de todo o Governo é gerir programas de crescimento que se perpetuem e impulsione o crescimento do Estado não só durante a gestão, mas também pelas próximas décadas.
“A visão que o nosso Governador tem para o nosso Paraná é essa de nós deixarmos um legado, ele quer que o Paraná seja uma terra de oportunidades para todos, uma terra inovadora. E os números estão apontando o Paraná hoje como um dos Estados que mais geraram empregos. É o terceiro Estado que teve o maior crescimento industrial, foi 9% neste ano de 2021, em um momento que o Brasil sofreu muito.”
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO