Cascavel deu um salto cultural ao se tornar a primeira cidade do Brasil a ter uma célula do Museu Oscar Niemeyer (MON). Em noite histórica, foi lançada ontem no Complexo Cultural Sefrin Filho (Teatro Municipal), a exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”.
A exposição realizada pelo Museu Oscar Niemeyer, apresentada pela Copel e viabilizada pelo Governo do Estado do Paraná, poderá ser vista em Cascavel a partir de desta sexta-feira (11).
Para o prefeito Leonaldo Paranhos, a presença do MON em Cascavel é um presente extraordinário para a cidade. “Temos o melhor museu da América Latina que agora está em Cascavel e já começando com uma exposição extraordinária do continente africano, contando a história e a cultura dos reis, de todos. É um momento de comemoração, acho que damos um salto enorme na consolidação daquilo que a gente busca tanto, que é uma região produtora do alimento, do agro e uma cidade que preserva e busca a cultura como um projeto de prioridade”, enfatizou o prefeito.
O secretário de Cultura Luiz Ernesto Meyer Pereira disse que a exposição da arte africana presente em Cascavel se assemelha com coleções expostas nos museus do Louvre (Paris) e do Metropolitan Museum (Nova Iorque).
“É uma exposição que tem a mesma qualidade dos grandes museus do mundo e Cascavel é a única cidade do Brasil onde existe uma extensão do MON, que é o maior museu da América Latina”, destacou.
Luciana Casagrande Pereira, superintendente de Cultura do Paraná, afirma que trazer a exposição era um sonho que se tornou real. Ela disse que o acervo do MON triplicou na atual gestão e que Cascavel está recebendo um rico acervo de obras de arte.
Renato Araújo da Silva, curador da exposição, ressaltou que um pouco da história dos nossos antepassados está em Cascavel para que a população local e turistas possam conhecer a cultura africana, que é constituída de centenas de povos diferentes.
“Essas obras elas têm uma força simbólica muito grande. São obras que têm alguma representação principalmente da fertilidade, da abundância, são todos elementos que aparecem muito nessas obras de arte africana”, explica.
São 200 peças expostas em Cascavel adquiridas ao longo de mais de 50 anos pelo casal Ivani e Jorge Yunes, detentores de uma das maiores coleções de arte do Brasil. As peças foram doadas ao MON e agora estão expostas em Cascavel.
Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com mais de 9 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.
MON Cascavel
Complexo Cultural Sefrin Filho – Rua Rio de Janeiro, 905 – Centro, Cascavel-PR
– Segunda-feira – fechado;
– Terça a quinta-feira das 10h às 18h;
– Sexta-feira das 13h às 21h;
– Sábados e Domingos 11h às 16h30.
Fonte: Prefeitura de Cascavel
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO