A Polícia Civil do Paraná, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), deflagrou na manhã desta sexta-feira (13) a “Operação Five Minutes”, nas cidades de Cascavel e São José dos Pinhais. A ação teve como objetivo reprimir furtos de camionetes Toyota Hilux, investigando um grupo criminoso especializado nesse tipo de crime.
Ao todo, foram expedidos 22 mandados judiciais pelo Poder Judiciário, sendo 10 de prisão preventiva, após quatro meses de investigação criminal e inteligência policial. Durante esse período, os investigadores identificaram o modus operandi da associação criminosa, responsável por 16 furtos de camionetes de luxo, causando prejuízos de R$ 4 milhões às vítimas.
Os criminosos operavam com táticas elaboradas para dificultar as investigações e evitar rastreamentos. As camionetes eram furtadas em cerca de cinco minutos, estacionadas em bairros afastados por até dois dias para verificar a presença de rastreadores e, em seguida, transportadas para cidades próximas à fronteira com o Paraguai. Além disso, os integrantes revezavam os veículos de apoio utilizados nos furtos para dificultar a identificação.
Durante a operação, duas camionetes furtadas foram recuperadas logo após os crimes, e veículos utilizados pela quadrilha foram apreendidos. A medida visa desarticular financeiramente o grupo criminoso, permitindo ao Ministério Público solicitar judicialmente a venda dos automóveis em leilão público para ressarcir as vítimas.
A Operação Five Minutes contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil do Paraná, incluindo a Delegacia de Homicídios, Núcleo da Divisão de Narcóticos, Grupo de Diligências Especiais, Grupamento Aéreo e Núcleo de Operação com Cães.
As investigações seguem em andamento para apurar o envolvimento do grupo em outros crimes e identificar possíveis novos integrantes da organização.
Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO