Na manhã desta segunda-feira, 30, a Secretaria Municipal de Educação de Corbélia realizou o lançamento oficial do novo sistema de ensino que está sendo adotado a partir deste ano letivo que tem início dia 07 de fevereiro. Os professores e equipes pedagógicas estavam presentes em um café da manhã que marca o início de uma nova Era para educação fundamental e dos mais de 2 mil alunos atendidos pela Rede Municipal de Ensino.
A Secretária Municipal de Educação Silvia Mara Skotki Pinto afirma que a mudança é memorável para o ensino do município, visto que agora é possível aplicar uma educação semelhante a de escolas particulares.
“É um dia memorável para educação do município de Corbélia, para nós, estamos lançando a implementação do material didático em nível de escola de educação particular. Esse material vai ser adquirido durante o ano letivo e esse investimento na criança, na imagem do Ensino Fundamental, vem fazer a diferença em forma do trabalho pedagógico e também em forma de recuperação do tempo que a criança e teve de passagem por causa da pandemia. Com essa aquisição nós dominamos dois interesses, a recuperação e esse investimento real no aluno na parte pedagógica mesmo.”
Os livros didáticos até então utilizados serão deixados de lado para ser adotada uma apostila, junto à um kit composto por livros das disciplinas, agenda e livro de atividades. Todo material é desenvolvido pela editora FTD Educação, do Grupo Marista.
“É todo um kit mesmo. Vem em uma caixa com os livros didáticos de todas as disciplinas, vem agenda para que o alunos tenha as anotações da própria equipe pedagógica, do professor e da família. Vem atividades inclusas aí nesse pacote todo, e vem material didático para o professor. É uma material todo preparado com base na BNCC realmente de investimento pedagógico. É um perfeito para o nosso Ensino Fundamental.”
Os professores também estão sendo treinados para a utilização do material, Silvia explica que todos passarão por formação pedagógica, e que o sistema tem uma plataforma de assistência, também online, que pode ser acessada a qualquer momento para que ele tire dúvidas. “Ele poderá fazer o acesso e tirar essas dúvidas com a equipe do sistema de ensino e tem a formação durante o ano que é ofertado pela editora.”
A mudança no sistema de ensino passará por análise das equipes pedagógicas com a medição dos resultados alcançados no ensino didático a Secretária explica que ele poderá ser medido por meio da própria plataforma, e também com os métodos de avaliação do Governo Federal.
O Prefeito Giovani Miguel Wolf Hnatuw reafirmou a importância das equipes pedagógicas que trabalharam na escolha do material, ele conta que a administração deixou que os professores analisassem cada material livremente.
“O fundamental é que a equipe pedagógica fez o processo inicial. Nós deixamos isso em caráter excepcionalmente técnico para que nós não tivéssemos nenhuma interferência emocional. Mas fosse estritamente técnicos e posteriormente quando foi feita a seleção de alguns materiais apresentados, e pontuado pela equipe técnica quais eram os pontos positivos e negativos de cada um, daqueles modelos, aí sim nós entramos com o poder de decisão e análise também em comparação com que os professores, o que a equipe pedagógica, se apontou mais adequada para poder fazer o processo de trabalho.”
O investimento realizado no material didático é de R$400 em média/anual por aluno, o que se aproxima de meio milhão de reais. Para o Prefeito o investimento é bastante importante para o município, e a tentativa de implantar um novo sistema de ensino vem sendo planejado desde o início da gestão anterior.
“E agora nós colocamos isso como um plano de trabalho e desenvolvimento de qualificação. Tem a implantação do trabalho e depois a implantação para as crianças. É um processo que só a médio, longo prazo vamos ver o resultado desse material sendo implantado” explica o Prefeito.
As aulas nas escolas municipais retornam na próxima terça-feira, 07 de fevereiro.
O sistema adotado pelo município é o “SIM Sistema de Ensino”, que desenvolve um trabalho em conjunto com a equipe de Educação do município, contribuindo significativamente para a melhoria da formação e do aprendizado dos estudantes da rede municipal.
Clique AQUI, entre no grupo do WhatsApp da Conexão Revista e receba em primeira mão as principais notícias de Corbélia e região!
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO