O alto número de pessoas contaminadas com a COVID-19 em Corbélia levantou muitos questionamentos, em especial de pais com crianças em idade escolar, quanto ao retorno presencial das aulas.
Apesar da vacinação de crianças entre 06 e 11 já estar no cronograma, até o início das aulas, programado para 7 de fevereiro, nem todos os pequenos já terão recebido ao menos uma dose da vacina, no entanto o calendário de retorno às aulas nas escolas municipais, de maneira presencial, está mantido de acordo com a Secretaria Municipal de Educação.
O retorno das crianças em sala de aula acontecerá como já vinha sendo realizado no ano passado, como explica a Secretária de Educação do Município Silvia Mara Skottki Pinto “Os protocolos de biossegurança continuarão a ser seguidos. Não são necessárias alterações, visto que eles já preveem todas as ações recomendadas pelas autoridades em Saúde e se provaram eficazes, haja visto que não houve nenhuma ocorrência de contaminação em massa nas nossas unidades escolares.”
O planejamento das escolas para este ano será realizados nos dias 31 e 1°. Formação continuada nos dias 2, 3 e 4. Será neste momento que as escolas também decidirão sobre as atividades escolares e os eventos que deve ocorrer durante o ano letivo. “O cronograma de eventos, com suas respectivas regras, será definido em conjunto com as equipes diretivas das escolas em fevereiro” esclarece.
Apesar do retorno as atividades, a secretaria trabalha focada em amenizar os problemas enfrentados nos últimos dois anos, que acabaram prejudicando a formação e alfabetização de milhares de crianças em todo o país.
“Infelizmente ainda não podemos falar em fim da pandemia. Estamos passando por uma nova e preocupante onda de contaminações, e isso exige que reforcemos os cuidados. Por outro lado, esses dois anos de restrições tem acarretado prejuízo em outras áreas além da saúde. Entre elas, a escolarização.”
Segundo Silvia o foco em 2022 será em resgatar a defasagem de ensino, principalmente entre as turmas iniciais, para minimizar o impacto da pandemia na aprendizagem dos alunos.
“Ainda em 2021 realizamos avaliações para identificar as principais necessidades pedagógicas e iniciamos aulas de reforço. Nesse ano, vamos ampliar e intensificar essas ações” finaliza.
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