
No fim da manhã desta segunda-feira, 23, ao lado do Deputado Estadual Marcio Pacheco, o prefeito de Corbélia, Giovani Miguel Wolf Hnatuw, ao lado do vice-prefeito Dangelles Decki inauguraram o Centro Municipal de Educação Especial. A nova estrutura atenderá exclusivamente a equipe multiprofissional que oferecerá suporte pedagógico e clínico aos alunos com necessidades educacionais especiais da rede municipal.
Márcio Pacheco fez um resgate de como o projeto chegou ao seu gabinete ainda em 2022, e afirmou que a obra é uma das mais importantes que ele trabalhou. O Deputado foi responsável pela indicação de recursos de R$ 500 mil que representou mais da metade do valor investido. “Não se trata apenas de valores financeiros, mas de impacto humano e social. Este centro é uma conquista que simboliza o futuro e a esperança de muitas famílias”, afirmou Pacheco.
O Prefeito Giovani Miguel Wolf Hnatuw, relembrou o início da gestão e das necessidades da educação que lhe chegaram. Giovani enalteceu o trabalho e o esforço da Secretária de Educação Silvia Mara Skottki Pinto, Elise Gonçalves, Coordenadora de Educação Especial e da vereadora Marily Skotkki Bloemer que abraçou a causa na busca de recursos para a construção do espaço. Ele afirmou ainda que esta é considerada por ele a principal obra de sua gestão ao lado de Dangelles Decki, a quem ele elogiou o trabalho e a parceria, principalmente no cuidado no atendimento das necessidades da população.
A Secretária de Educação Silvia Mara Skottki Pinto lembrou dos esforços dos servidores da educação e da importância que o espaço tem para o desenvolvimento das crianças com necessidades especiais de Corbélia. Ela falou do avanço que isso gera para a qualidade educacional, e agradeceu a toda equipe que esteve ao seu lado nos últimos oito anos.
A escolha do nome do centro foi proposta pela vereadora Marily Skotkki Bloemer, em homenagem à professora Clotildes Schinato dos Santos, pioneira da educação no município e exemplo de dedicação à inclusão. Com uma história marcada por superação e amor à docência, Clotildes alfabetizou um de seus filhos com deficiência auditiva em uma época com pouca infraestrutura para educação inclusiva.
Com investimento de R$ 872.932,48, o espaço de 250 m² terá 11 salas, incluindo recepção, coordenação, fonoaudiologia, avaliações (psicológica e pedagógica), assistência social, terapia ocupacional, atendimento clínico, reuniões, brinquedoteca, além de áreas de apoio.
O CMAAEE oferecerá uma ampla gama de serviços que inclui avaliações psicoeducacionais, triagens pedagógicas, psicológicas e clínicas, além de atendimentos especializados como fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social e apoio psicológico.
Para Marcio Pacheco “o CMAAEE é a prova do nosso compromisso com as necessidades das nossas crianças. Aqui autistas e suas famílias terão atenção e ajuda necessárias. É o nosso trabalho de resultando chegando e mudando para melhor a realidade em Corbélia”, disse.
Homenagem à Professora Clotildes Schinato dos Santos
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAAEE) de Corbélia recebe o nome da professora Clotildes Schinato dos Santos, uma pioneira da educação no município. Nascida em 1945, no Rio Grande do Sul, Clotildes iniciou sua trajetória como professora leiga em Guaraniaçu, migrando para Corbélia em 1972, onde dedicou-se ao ensino em escolas rurais. Em 1980, formou-se pelo Programa de Habilitação para Professores Não Titulados (HAPRON) e continuou sua carreira até a aposentadoria.
Mãe de oito filhos, cinco deles seguiram a vocação docente, incluindo um filho com deficiência auditiva, alfabetizado por ela em uma época com poucos recursos para educação inclusiva. Clotildes também teve uma vida marcada pelo trabalho social e dedicação à comunidade. Faleceu em 2021, vítima da COVID-19. Ao nomear o CMAAEE em sua homenagem, Corbélia reconhece e eterniza sua contribuição à educação e à inclusão.
Fique por dentro das notícias que são destaques em Corbélia e região. Clique Aqui e siga nosso Canal no Whatsapp.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO