
Um homem de 39 anos foi preso em flagrante em Cascavel, no oeste do Paraná, suspeito de maus-tratos contra três cães. Segundo a Guarda Municipal (GM), um dos animais já estava morto há alguns dias quando os agentes chegaram ao local, no Bairro Neva.
A ocorrência foi atendida pela Patrulha Ambiental da Guarda Municipal, acompanhada de um veterinário da Prefeitura. No imóvel, foram encontrados dois cães da raça pastor alemão debilitados e um terceiro já sem vida. O local apresentava sinais de abandono, sem água, alimento ou abrigo adequado.
A prisão ocorreu após denúncias de vizinhos, que relataram o abandono frequente dos cães. Essa não foi a primeira vez que as equipes foram até o endereço — o caso já havia sido denunciado em 2024, mas o tutor não havia sido encontrado nas visitas anteriores. Com o retorno dele à residência nesta semana, a equipe conseguiu realizar a prisão em flagrante.
Em entrevista à imprensa, o delegado da Polícia Civil, Marcos Pontes, explicou que as investigações continuam. Ele detalhou que o tutor nega os maus-tratos, mas as evidências coletadas no local e as imagens registradas comprovam a negligência. O homem segue preso e deve passar por audiência de custódia.
“Houve manifestação do Ministério Público para que ele não tenha acesso a nenhum tipo de animal até decisão judicial final. O entendimento pela prisão sem fiança se deu pela gravidade do caso, pois um dos animais morreu, demonstrando descaso e negligência”, explicou Pontes.
O delegado também defendeu mudanças legislativas para endurecer as punições a quem pratica maus-tratos.
“Precisamos criar um cadastro nacional de pessoas que maltratam animais, para que possam ser penalizadas de forma condizente. Isso só vai ocorrer com mudança de postura do Congresso Nacional e envolvimento da sociedade”, completou.
O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e permanece detido na carceragem provisória de Cascavel. Os dois cães sobreviventes foram acolhidos por um tutor voluntário.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO