Doações de sangue tornam-se mais necessárias na época de férias

A queda é atribuída à correria de fim de ano e ao fator esquecimento

A cada grupo de mil brasileiros, somente 16 são doadores de sangue – o equivalente a 1,6% da população. São pessoas como Marisa Rejane Burghausen, auditora do Ministério Público do Paraná, que, há dez anos, mantém a tradição de doar sangue e a ajudar a salvar vidas. Neste período do ano, esse tipo de atitude se torna ainda mais necessário, já que, em função das férias, muita gente deixa de fazer suas doações regulares e os estoques dos bancos de sangue costumam baixar.

Em Curitiba, a redução média é de um terço, de acordo com Liana Andrade Labres de Souza, chefe da divisão de Hematologia e Hemoterapia do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), instituição responsável pela coleta, armazenamento, processamento e distribuição de sangue para todas as regiões do estado. “Nos outros meses, recebemos, em média, 120 doadores por dia. Entre o final de dezembro e o início de fevereiro, esse número cai para aproximadamente 80, ou seja, um terço.”

A queda é atribuída à correria de fim de ano e ao fator esquecimento, já que, diante do período de festas e descanso, muitas pessoas acabam se ocupando de outras coisas consideradas mais urgentes ou relaxando e não lembram de praticar esse ato humanitário. “Para piorar a situação, a demanda por sangue costuma aumentar neste período do ano, em função da elevação no número de acidentes”, acrescenta Liana.

Para evitar a falta de sangue, o recomendável é que os doadores assíduos programem suas visitas aos bancos de sangue para antes do início do período das férias. Também é um bom momento para que quem nunca doou comece a fazer isso, até porque encontrará os bancos mais vazios e terá maior facilidade para fazer a doação.

Fonte: MPPR

Conexão Revista 8ª Edição

Conheça a Conexão Revista de Corbélia também versão impressa. Lançamos uma nova edição a cada 90 dias.

Leia a última edição agora, basta clicar na imagem ao lado!

E boa leitura! 



Conteúdo Protegido
%d blogueiros gostam disto: