A administração Municipal de Corbélia está comemorando uma nova conquista para o município. A instalação de um Centro de Distribuição de Combustíveis já é dada como certa. Desde outubro de 2020 toda equipe da administração, Prefeito Dr. Giovani e o Vice-Prefeito Dangelles Decki, além Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Conselho de Industria e Comércio estão trabalhando em prol de garantir a vinda da empresa Art Petro Distribuidora Ltda para a cidade das flores.
A Artpetro Distribuidora Ltda foi fundada em 2000, e atua no ramo de distribuição de combustíveis (óleo diesel, gasolina e etanol) no Brasil. A matriz esta localizada na cidade de Nova Esperança, noroeste do estado do Paraná, entre as cidades de Maringá (30 km) e Paranavaí (30km)
A instalação da distribuidora de combustíveis dependeu de um apoio do município. O pedido da empresa foi pela concessão do terreno em que seria instalada, local que até então que a prefeitura não dispendia, como explica o vice-prefeito Dangelles Decki.
“Nós tivemos a procura dessa empresa com interesse de instalação na região, em específico em Corbélia. Eles nos procuraram para saber se o município tinha a disponibilidade e a intenção de poder fazer algum incentivo fiscal ou financeiro, para que a empresa fosse instalada aqui.”
A partir daí a administração trabalhou juntamente com a equipe do Conselho de Desenvolvimento Industrial, iniciou a tratativas e negociação e vem caminhando para que a instalação pudesse ser feita. O aquisição do espaço foi oficializada na semana passada, e o terreno de 10 mil metros quadrados já está em posse do município. A prefeitura publicou em diário oficial (dia 30 de Abril) toda a comercialização do terreno, que custou R$ 1 milhão de reais.
A prefeitura realizou uma concessão de uso da área para a Art Petro Distribuidora Ltda com validade para 10 anos. Desta forma não há o pagamento de aluguel pelo espaço por parte da empresa, e a Prefeitura continua sendo a proprietária da área. Ao fim do prazo estipulado a empresa terá preferência na compra da área caso haja interesse. Ela deverá pagar 40% do valor de mercado estipulado na data do fim da concessão. O projeto para essa concessão ainda deve receber aprovação da câmara de vereadores. O vice não acredita que haverá impedimentos, visto as inúmeras vantagens que a instalação da empresa proporcionará à Corbélia. “Nós conseguimos finalizar a questão da compra do terreno pra que a gente possa então tá repassando por comodato para a empresa. O bem pertence ao município, nós não estamos fazendo uma doação.”
O terreno é localizado logo após a entrada de caminhões de carga e descarga da Coopavel, uma região que vem sendo tratada pela prefeitura como um futuro Parque Industrial. Dangelles observa que diante das inúmeras propostas que recebidas e das possibilidades verificadas com proprietários da região a localização é muito boa por estar se desenvolvendo na questão industrial e prestação de serviços.
O comodato realizado pela Prefeitura é um dos principais benefícios de incentivo já realizado pela administração municipal, para que ele pudesse ser feito s foi preciso uma atualização nas leis de incentivo. “A gente buscou fazer uma adequação nessa lei, de uma maneira que além de gerar emprego e renda, e mais recursos pro município, mas isso traga uma garantia que o município não estaria nem perdendo o terreno, e nem (o empresário) utilizando esse terreno pra uma possível especulação imobiliária. Por isso nós fizemos essa mudança e hoje é por esse sistema de comodato, é um empréstimo por 10 anos.”
O valor pago para aquisição do terreno é tratado como um grande investimento pela administração, visto que o valor de tributos arrecadas de ICMS de combustível é um dos mais altos. “Os impostos, tributos em cima dessa área de petróleo, cerca de 50% do que você paga de combustível na bomba, é de tributos e isso é distribuído entre União, Estado e Município, mas o retorno para o município é um retorno alto e importante. O próprio retorno financeiro dos tributos dessa empresa vai auxiliar o município a pagar essa área e a gente ainda poder ter condições também de tá prestando maior serviço a comunidade.”
A empresa não deve gerar um alto número de empregos, no entanto, ela deve gerar uma cadeia de suprimentos necessários para os caminhoneiros que irão fazer o transporte desse combustível como borracharias, mecânica de caminhão, e restaurantes. “É uma cadeia que vai se alimentando da geração de empregos que essa empresa produz.”
E a possibilidade de que novas empresas se instalem em Corbélia, também beneficiada pela lei de comodato, tende a ficar maior com o município trabalhando em busca de novas áreas e principalmente de novos investidores nos mais diversos setores, Dangelles lembrou de outras empresas que também se instalaram em Corbélia devido aos incentivos concedidos pela administração municipal.
“O município está em constante busca de ou aquisição de área para que a gente possa transformar em parques industriais ou de buscar uma maneira de incentivar a industrialização. Tenho o orgulho de dizer que na administração do Dr. Giovani nós conseguimos só através de uma negociação. O município entrou com a desoneração tributária, tirando o ISSQN da construção, mas toda a parte de infraestrutura o município não precisou se envolver na questão da Copacol. Ela por conta arcou, o município só fez uma negociação, participou intensamente para que o centro de distribuição viesse para o município de Corbélia. Também estamos prestes a entrar em funcionamento o Centro de Distribuição da Quero-Quero. Que também foi uma grande conquista dessa administração, onde aí sim o município teve um aporte em relação a terraplanagem pra que ela pudesse se instalar aqui, mas que com certeza essas duas empresas, mais essa que estamos trazendo agora, trarão um grande retorno para o município” finalizou o vice-prefeito.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO