
A semana foi marcada por muita chuva no Paraná, e, após uma breve trégua com sol no sábado (11), o tempo volta a mudar no domingo (12), especialmente na faixa Oeste do Estado. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), há previsão de temporais já na madrugada do Dia das Crianças e feriado de Nossa Senhora Aparecida, com chuvas intensas, trovoadas e rajadas de vento que podem ultrapassar 50 km/h, chegando a picos de até 70 km/h.
A instabilidade será mais forte nas regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste, avançando ao longo do dia para outras partes do Estado. O meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, explica que o fenômeno está associado a uma frente fria que vem acompanhada de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico, o que aumenta o risco de temporais nessas áreas. As regiões mais próximas da fronteira com Paraguai e Argentina, e da divisa com Mato Grosso do Sul, devem ser as primeiras a sentir os efeitos da mudança no tempo.
Na sequência, o sistema se desloca em direção ao Centro-Sul, Norte, Leste e Litoral, onde a chuva também chega, mas com menor intensidade em comparação ao Oeste. O tempo deve voltar a ficar estável em todo o Paraná a partir de terça-feira (14).
Entre segunda (06) e quinta-feira (09), os acumulados de chuva já chamaram atenção em várias cidades do Estado. Em Antonina, o volume chegou a 74,2 mm; em Guaraqueçaba, 66,6 mm; em Palmas, 38,8 mm; e em Curitiba, 31,4 mm. Em outras regiões, os números foram menores, mas ainda significativos. Cornélio Procópio, por exemplo, registrou 17,2 mm de chuva apenas em outubro, sendo 15,4 mm nesta semana — o maior volume desde 27 e 28 de julho, quando somou 30,2 mm.
Durante todo o período entre o fim de julho e setembro, o município havia acumulado menos de 16 mm de chuva.
Nesta sexta-feira (10), a instabilidade continua no Paraná, principalmente entre o Leste e o Litoral, com pancadas isoladas em parte do Norte. “Nos Campos Gerais, Norte Pioneiro, Norte e Norte Novo, as pancadas de chuva são mais irregulares, principalmente no período da manhã, mas, durante a tarde, a chuva fica um pouco mais consistente nessas áreas também”, explica Jacóbsen.
Por conta da nebulosidade, as temperaturas permanecem amenas entre a Capital, o Litoral e Ponta Grossa, sem ultrapassar os 20°C. Já no Interior, o sol predomina entre o Noroeste, Oeste e Sudoeste, elevando as máximas para até 26°C.
No sábado (11), o sol reaparece em Curitiba, principalmente à tarde, com máxima próxima dos 20°C. No restante do Estado, o tempo firme predomina e as temperaturas sobem, chegando a 30°C na faixa Norte e 28°C no Oeste. No Litoral, o céu continua encoberto e há chance de chuviscos ocasionais.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO