Está prevista para setembro a abertura do Centro de Educação Infantil Espaço do Aprender David Carmo Lube, recém concluído no bairro Santa Catarina em Corbélia. A obra é do Governo Federal com contrapartida do município.
A construção teve início em dezembro de 2017, mas de lá pra cá sofreu com paralizações e a demora no envio dos repasse do Governo Federal. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE interrompeu os pagamentos e chegou a ficar 12 meses sem realizar nenhum repasse. Mesmo com solicitações de desembolso aprovadas o dinheiro custava chegar ao caixa da prefeitura de Corbélia.
A obra só foi concluída no segundo semestre do ano passado. Corbélia passou a esperar a vinda dos novos repasses para aquisição dos móveis, e enfim poder receber os alunos. O dinheiro no entanto até agora não chegou ao caixa.
A necessidade falou mais alto, sem ter como continuar esperando, o município tomou novamente as rédeas e decidiu por conta própria arcar com os custos para a aquisição dos móveis e materiais, como esclarece a Secretária Municipal de Educação Silvia Skottki.
“A administração decidiu por abrir o CMEI, mesmo sem previsão do repasse de recursos para aquisição do mobiliário, por que essa é uma extrema necessidade da população local. As famílias não podem continuar a ser prejudicadas por essa morosidade que se arrasta indefinidamente.”
A Secretaria lembra também que a decisão envolveu o Ministério Público Federal. “Estamos com uma demanda crescente por vagas na creche, houve uma reunião entre o MP e a Administração para tratar desse assunto. O MP e o CMDCA chegaram a oferecer a antiga Casa Lar para ser usada como extensão de algum CMEI.”
O município no entanto, recusou a proposta visto que teria que realizar um alto investimento em adequação do local para que a escola pudesse funcionar. Chegou-se a conclusão de que não havia necessidade gastar recursos provisórios para adequar quando se tem uma estrutura nova e feita especificamente para este atendimento.
O CMEI segue o modelo padrão do FNDE Projeto Convencional Tipo 2, contando com 890 m² de área construída e capacidade de atendimento de até 188 crianças em dois turnos (matutino e vespertino). Mas neste de acordo com a Secretaria Municipal de Educação neste primeiro momento somente parte dessa capacidade será utilizada.
Serão atendidas turmas do Infantil 1, 2 e 3 em dois turnos, manhã e tarde, que somados chegarão a um total de 90 alunos atendidos. O período integral não irá funcionar este ano.
A Secretaria está organizando o remanejamento de alunos já matriculados em outros CMEIs mas que residem próximo ao novo espaço. Na sequência é a vez daqueles pais que aguardam uma vaga na fila de espera do bairro. A educação também trabalha com a possibilidade de remanejamento de turmas infantil 4 da escola 1ª de Maio.
No momento o município está articulando com o Núcleo Regional de Educação de Cascavel e a SEED a aceleração da autorização de funcionamento e o credenciamento da unidade. A Secretaria já está realizando a transferência de professores de outras escolas da rede municipal para atuarem na nova unidade, e faz a compra e remanejamento de móveis e equipamentos.
Estima-se que cerca de 30 servidores irão trabalhar no local, entre eles professores, direção, equipe pedagógica e servidores da limpeza e preparo dos alimentos, e ainda administrativo.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO