
A Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia recebeu 90 doses do imunizante contra a COVID-19 da Pfizer, destinadas a crianças de 5 a 11 anos de idade. A vacinação começa nesta terça-feira, 18, e o primeiro grupo a receber a 1ª dose da vacina são crianças com comorbidades ou deficiências físicas permanentes.
A vacinação será realizada no Posto de Saúde Central, entre 17h e as 19h, ou enquanto durarem as doses. A criança deve estar acompanhada do pai ou a mãe, com os seguintes documentos: um documento da criança com foto, CPF e cartão de vacinas. A Secretária Municipal de Saúde Cleide Santos, explica que caso o pai ou a mãe não possa levar a criança, será necessária uma autorização.
“A nossa orientação é que os pais, que forem levar essa criança receber a vacina, levem a carteirinha de vacina da criança, esse é um documento obrigatório. Caso não seja o pai ou a mãe que vai levar, é necessário passar durante o dia amanhã (18) em uma Unidade Básica de Saúde e pegar um modelinho de autorização que estará disponível para que o pai ou a mãe preencha e autorize essa terceira pessoa a levar a criança tomar a vacina.”
Caso os pais tenham alguma dúvida poderão entrar em contato com a Secretaria de Saúde e falar com a enfermeira Denise.
As comorbidades são as referenciadas no PNO e aparecem também descritas nos informes técnicos de distribuição das vacinas Pfizer para crianças de 05 a 11 anos, Tabela 3 – descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19 – PNO, conforme seguem abaixo:
Confira as comorbidades consideradas pelo Ministério da Saúde:
- Insuficiência cardíaca;
- Cor-pulmonante e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndrome coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e Pericardiopatias;
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosa;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênitas;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Talassemia;
- Síndrome de Down;
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3;
- Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo;
- Doença Cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos (Incluindo pacientes oncológicos);
- Anemia falciforme;
- Obesidade mórbida;
- Cirrose Hepática;
- HIV.

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO