Já são 1500 casos de dengue notificados no município de Corbélia, e o número de confirmados ultrapassou o de 400 pacientes. Os dados são da Secretaria de Saúde do Município.
1560 notificações, sendo:
988 aguardando resultado
442 positivos
130 descartados
Atualizado em 31/03/2020 – 10h – Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância
O alto número de casos de dengue é presenciado diariamente seja com reclamações nas redes sociais, ou nas Unidades Básicas de Saúde que atendem os casos com sintomas mais fortes da doença. Dor de cabeça, dor no corpo e principalmente nas articulações, ânsia, manchas vermelhas pelo corpo são os principais sintomas da doença. No município circula as dengues tipo 1, 2 e 4
O Coordenador da Vigilância Ambiental Augusto Tomazzoni, afirmou em um vídeo gravado para as redes sociais que o número de pessoas com sintomas da dengue cresceram rapidamente no mês de fevereiro.
“A gente vem adotando inúmeras práticas de acordo com o nosso plano de contingência. Esse número cresceu à partir da primeira semana de fevereiro e tem aumentado exponencialmente.”
Foi na primeira semana de fevereiro também que a Secretaria de Saúde contratou um reforço de 16 novos agentes, além dos oito servidores que já atuam na vigilância.
A solicitação do fumacê ao Estado veio na sequência, no entanto até o momento não houve nenhum retorno do Governo. No dia 26 de fevereiro, dia em que o pedido foi feito, o município ainda tinha 51 casos de dengue confirmados. O número já classificou Corbélia em estado de epidemia.
Apesar dos esforços e frequente mutirão de limpeza os números não pararam de crescer. “A gente tem feito várias atividades , sem falar na conscientização via whats, Facebook, o carro de som na rua, e o pessoal infelizmente não tem atendido nosso chamado. O número vem crescendo muito, é muito preocupante.”
Augusto explica ainda que devido o aumento rápido de casos levou a secretaria e realizar um novo pedido de fumacê. “A gente espera reposta o quanto antes para o veneno ser encaminhado para nós, para gente utilizar e amenizar o quanto antes esse problema.”
A Secretária de Saúde Cleide Teresinha dos Santos Messias viajou durante a madrugada para Curitiba, a intensão é fazer o pedido de fumacê pessoalmente à SESA, a fim de agilizar o combate ao mosquito aedes aegypti.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO