Há dois meses as gestantes atendidas pelo Centro de Saúde Padre Bernardo Lube, região central do município, vem sendo atendidas por um médico clínico geral. Isso porque o único ginecologista que atendia não só gestantes, mas também as mulheres em geral, deixou o posto no início do mês de abril.
Além das gestantes precisarem fazer o acompanhamento com o clínico geral, as mulheres que necessitam de uma consulta com um ginecologista precisam buscar primeiro o atendimento com o clínico geral através de agendamento, e somente com encaminhamento elas são colocadas em uma fila de espera para atendimento no CISOP em Cascavel. O tempo de espera para a consulta pode ultrapassar os 30 dias.
No início da manhã de hoje (27), entramos em contato por telefone com o Centro de Saúde tentando realizar um agendamento, e a atendente confirmou que não há médico ginecologista.
Por telefone, a Secretária de Saúde do Município Cleide Terezinha dos Santos Messias informou que a nova médica ginecologista já está em atendimento desde a última quinta-feira (23), e que houve uma reunião para alinhar um novo formato de agendamento. De acordo com ela a nova médica irá realizar procedimentos cirúrgicos no município.
Perguntamos ainda sobre os dias que serão realizados os atendimentos, e a Secretária informou que irá enviar à nossa reportagem o novo formato de agendamento e o que deverá ser realizado. Até as 10h55min, horário de fechamento desta matéria, ainda não havíamos recebido as informações.
A licitação para contratação da nova médica foi realizado no dia 13 deste mês (maio), e homologada no mesmo dia.
Assim que houver o envio das informações solicitadas à Secretária Cleide Terezinha dos Santos Messias atualizaremos a reportagem.
Atualização: A Secretária de Saúde do Município Cleide Terezinha dos Santos Messias, entrou em contato com nossa equipe no início da tarde desta segunda-feira, 27, e explicou sobre a falta do profissional na UBS do centro. Você confere a reportagem no link a seguir:
Leia a reportagem.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO