Corbélia é sede, ao longo do dia de hoje, de uma importante capacitação regional com foco na prática da inserção do SIU/LNG (Sistema Intrauterino com Levonorgestrel), método contraceptivo moderno e de alta eficácia. A formação acontece no Gerando Saúde e reúne médicos da microregião, com profissionais de Corbélia, Anahy, Formosa do Oeste, Cafelândia e Iracema.
A capacitação é promovida pelo CISOP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná) e tem como principal objetivo habilitar os profissionais para a realização prática do procedimento, ampliando o acesso das mulheres da região a métodos contraceptivos seguros, eficazes e de longa duração, fortalecendo a atenção à saúde reprodutiva no âmbito do SUS.
Durante todo o dia, o Gerando Saúde recebe mais de 10 médicos, que participam de treinamento teórico, com ênfase na prática supervisionada da inserção do SIU/LNG. Além da qualificação profissional, a ação gera impacto direto na população: mais de 20 pacientes serão beneficiadas com a inserção do método, garantindo acesso imediato a essa importante alternativa contraceptiva.
A realização da capacitação prática em Corbélia evidencia o protagonismo do município na área da saúde pública regional. Um destaque especial vai para o trabalho da Secretária Municipal de Saúde, Zaira Fortunato e da Dra. Tarlliza Romanna Nardelli, que tiveram papel fundamental na organização, planejamento e implantação do protocolo regional de inserção do SIU/LNG, além da articulação para a capacitação prática dos profissionais médicos da microregião.
O empenho das profissionais demonstra compromisso com a qualificação dos serviços, a padronização dos atendimentos e a melhoria contínua da assistência prestada às mulheres, fortalecendo a rede regional de saúde.
Iniciativas como essa reforçam a importância da integração entre municípios, profissionais e instituições de saúde, promovendo avanços concretos na qualidade do atendimento e no cuidado integral à população feminina.










COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO