Nas lavouras da região já é possível ver o trabalho das colhedeiras de milho que viram dia e noite na colheita do grão. E nas cooperativas os primeiros congestionamentos também já começa a aparecer.
Na Coopavel em Corbélia em média 10 à 12 caminhões esperam na fila para descarregar o milho. Os caminhoneiros estão tendo que esperar pelo menos um dia.
O Subgerente da Cooperativa Edgar Bortoluzi explica que o grão precisa ser limpo e seco para evitar que ele fermente ou embolore, por isso a demora. Em épocas mais quentes, este processo pode levar até uma semana.
O movimento constante começou a cerca de dez dias e deve aumentar na próxima semana. Na região de Corbélia cerca de 20% à 25% da safra começou ser colhida. A expectativa que a partir da próxima segunda-feira o fluxo de colheita aumente, e consequentemente o número de caminhões para descarregar.
Recorde
O Paraná ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro de produção de grãos, que inclui, entre outros, o milho, a soja, o feijão e a cevada. No total, a produção paranaense pode chegar a 37,1 milhões de toneladas, uma previsão de crescimento de 5%.
Quanto ao milho safrinha, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, a expectativa é que sejam colhidas 13 milhões de toneladas, um aumento de 42% em relação à safra anterior.
O bom resultado se deve à antecipação do plantio, que começou em janeiro. Sem geadas e com chuva durante a formação do grão, o resultado tem sido uma safra melhor e com a colheita adiantada, também beneficiada pelo bom tempo.
De acordo com o analista de mercado Camilo Motter, a situação é diferente da registrada nos Estados Unidos, o principal produtor mundial, o que abre uma excelente oportunidade para a exportação do produto nacional.
“O preço internacional vem guiando o preço interno. A tendência é, se agravando a situação americana, subir ainda mais”, comentou.
Para o consumidor brasileiro, no entanto, deverá haver reflexos nos preços de alguns produtos, como a carne, já que o milho é responsável por boa parte do custo da produção.
Fonte: G1 Paraná
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO