O Munícipio de Corbélia registrou nas últimas semanas três mortes de cães causadas por envenenamento. Na última quinta-feira (29), foi publicado nas redes sociais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), um informativo alertando sobre os casos que vem sendo registrados.
Segundo o Departamento de Bem Estar Animal, as três ocorrências foram registradas nos bairros, Violeta e Paraná.
De acordo com a Diretora do Departamento, Natielly Maciel Miranda, “a prática de envenenamento aos animais segue sendo recorrente em Corbélia, e volta a aparecer com frequência algumas vezes ao ano, onde casos passam a ser descobertos”.
Segundo ela os registros apontam que animais que saem com frequência de casa, podem estar correndo o risco de fazer ingestão de alimentos envenenados, que são oferecidos propositalmente.
A orientação nesses casos, é que mantenham os animais em casa em segurança, e ao saírem fiquem sob vigilância do tutor. “Após serem envenenados, eles podem ficar desorientados, apresentando tremores e salivação excessiva. Ao perceber qualquer desses sinais de envenenamento, deve-se levar o animal com urgência ao veterinário”, explica Natielly.
A lei federal nº 9.605/1998, configura como crime de maus-tratos, resultando de dois a cinco anos de prisão, multa e proibição da guarda, nos termos da Lei Federal nº 14.064/2020 (Lei Sansão).
No âmbito municipal, a Lei nº 1.332/2025 institui a política de proteção e combate aos maus-tratos a animais em Corbélia, prevendo multas, apreensão dos animais e registro dos infratores.
A Conexão Revista procurou a Polícia Civil do Paraná, em busca de esclarecer se há casos em investigação no município, porém não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Escrita pela Estagiária Isabelli Gelinski Plantico sob a supervisão da Jornalista Lindiagane Silveira











COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO