Nesta terça-feira, 25, o Ministério Público do Paraná promoveu oparticipar do 1º módulo do “Programa de Apoio e
Fortalecimento dos Conselhos Municipais de Saúde (Pró-Conselho)” com conselheiros municipais de saúde, que integram as ações de saúde das promotorias de Justiça das Comarcas de Cascavel e Corbélia e promotores de Justiça e representantes do governo estadual (10ª Regional de Saúde).
O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Corbélia, e o objetivo discutir a participação dos Conselhos no processo de aprimoramento dos serviços de saúde oferecidos à população na abrangência da regional. O Programa Pró-Conselho constitui atividade ministerial voltada a apoiar a regionalização da saúde na órbita dos Conselho Municipais de Saúde (CMS) e do Ministério Público do Paraná, envolvendo gestores do SUS e instituições convidadas.
Os debates visam as questões sanitárias mais importantes para a região, na visão do Conselhos Municipais de Saúde.
O Procurador de Justiça Marco Antonio Teixeira e Promotor de Justiça Dr. Daniel Pedro Lourenço apresentaram as tribuições do Conselho Municipal de Saúde frente ao SUS.
A discussão também abrangeu o atendimento do SAMU, em que os expositores foram João Gabriel Avanci (Diretor Geral do Consamu – Consórcio de Saúde dos municípios do Oeste/PR) e Dra. Cláudia Tonetti Biazus (Promotora de Justiça – Corbélia / MPPR).
O Promotor Dr. Daniel Pedro Lourenço, trouxe para as discussões a dengue e os desafios da endemia.
No período da tarde o tema envolveu a saúde mental, e a falta de leitos de internação na 10ª Regional de Saúde, que foi debativa pelo Diretor Geral da SESA Nestor Werner Jr. e pelo Promotor de Justiça de Cascavel Dr. Angelo Mazzucchi.
Os conselheiros puderam também apresentar seus questionamentos, dúvidas e trazer os problemas enfrentados em seus municípios, sejam burocráticos, de atendimento ou até mesmo de conhecimento de temas específicos que foram respondidos pelos promotores.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO