
Em espetáculo solo, a ganhadora do Prêmio Shell (2019) e do Troféu Gralha Azul 2017, Nena Inoue mergulha em temáticas feministas ligadas à questões históricas, com histórias verídicas de mulheres que lutaram pela liberdade e justiça.
Com direção e atuação da atriz e dramaturgia de Francisco Mallmann,“Para não morrer” realiza, no mês de agosto, temporada na Região Oeste do estado do Paraná.
Em Corbélia, que recebe duas apresentações, o espetáculo acontece no Centro Cultural, no dia 19 de agosto, às 14h30 e às 19h30.
Viabilizado pelo Edital de Circulação de Apresentações Artísticas da Secretaria Estadual de Cultural, por meio da Lei Paulo Gustavo, “Para não Morrer” terá apresentações gratuitas nas cidades de Corbélia (19/08), Guaíra (22/08), Toledo (25/08), Medianeira (26/08) e Cascavel (28/08). Sucesso de crítica e público, desde 2017, já recebeu mais de 40 mil pessoas em 300 apresentações pelo Brasil. Confira a programação abaixo.
Com inspiração no livro “Mulheres” (1997), do escritor uruguaio Eduardo Galeano, “Para não Morrer” resgata a biografia de várias personagens históricas cuja importância a perspectiva dominante reduziu, deturpou ou simplesmente ignorou. A peça revela grandes feitos contra a opressão através da interpretação da atriz de uma narradora limitada fisicamente, mas que insiste em falar e sobre distintas vivências e aprendizados. Segundo Nena, “Para não morrer” é uma forma de trazer a voz das lutas de mulheres que não são vistas nem lembradas e foram esquecidas: negras, indígenas, guerrilheiras, mães, avós, filhas de diferentes épocas e lugares.
“A ideia é dar luz para essas mulheres e seus feitos históricos, falando sobre suas lutas, opressões, violências, mas também sobre coragem, resistência e afeto. Essas vivências oscilam entre força e ternura”, conclui Nena.
Oficina de Teatro
As cidades contempladas com as apresentações do espetáculo “Para não Morrer” também receberão a Oficina de Teatro com Nena Inoue, que em Corbélia acontece no dia 20 de agosto, das 14h às 20h, no Centro Cultural.
Dirigida para maiores de 16 anos, a oficina de caráter essencialmente prático, foi idealizada por Nena Inoue e apresenta exercícios e conceitos vivenciados ao longo de sua trajetória como atriz, diretora e ministrante de oficina. Serão utilizados exercícios de consciência corporal, técnica vocal, bem como jogos de improvisação.
As apresentações e a oficina de teatro, contam com intérprete de Libras, promovendo acessibilidade ao público. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados uma hora antes do espetáculo no local.



COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO