A Secretaria de Desenvolvimento Social de Corbélia realizou nesta quarta-feira, 05, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento abordou cinco eixos fundamentais, definidos na Resolução nº 90 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), datada de 21 de dezembro de 2022.
A programação da conferência foi cuidadosamente elaborada para abordar os principais aspectos relacionados ao SUAS. O dia começou com o credenciamento dos participantes, seguido pela abertura oficial da conferência, que contou com a presença dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social do Vice-prefeito Dangelles Decki, a Secretária de Desenvolvimento Social Raquel Andreani de Sousa, o presidente da Câmara de Vereadores Emanuel Andrigo Huff, Presidente do Conselho Municipal De Assistência Social, Carla Drehmer, Assistente Social e Assessora Técnica dos Conselhos Chayene Conti.
Assistente Social e Assessora Técnica dos Conselhos Chayene Cont explica que a Conferência abordou os 5 (cinco) eixos, definidos na Resolução nº 90 do CNAS, de 21/12/2022. “Com objetivo de favorecer o debate durante todas as etapas do processo conferencial, o CNAS definiu os eixos temáticos que envolvem as discussões sobre o financiamento dos serviços, gestão do trabalho, a participação social, a centralidade na família e a importância dos benefícios socioassistenciais.
A programação contou com a palestra sobre o tema central da conferência: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A palestra foi ministrada por Leila Mara Kubiak Mizérski, especialista renomada na área de assistência social.
A participação das pessoas que se utilizam dos serviços de desenvolvimento social no município de Corbélia na conferência foi citada pela Secretária Raquel como fundamental para a melhoria dos serviços que são ofertados a população. “O momento é de discussões e debates sobre a Assistência Social, como instância deliberativa, entre governo e sociedade civil. Os cidadãos têm a oportunidade de fiscalizar, monitorar e influenciar as decisões tomadas, garantindo maior transparência, efetividade nas melhorias e implementação do SUAS”.
O evento contou com a participação de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, delegados representantes indicados pelo poder público e delegados representantes de usuários e organizações de usuários, dos trabalhadores do setor e entidades ou organizações de Assistência Social.
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO