104 views 4 min 0 Comment

Corbélia promove formação de novo grupo de famílias acolhedoras

- 12 de julho de 2023
Anúncio
  • CAMPANHA PUBLICITÁRIO DA UNIMED CASCAVEL COM OS DIZERES CONTRATE NO DIGITAL PARA VIVER O REAL. 5% DE DESCONTO NAS 3 PRIMEIRAS MENSALIDADES + CARÊNCIA ZERO SIMULE, CONTRATE E GANHE. CLIQUE AQUI E ADQUIRA SEU PLANO.

Doze novas famílias estão passando por uma capacitação desde a última segunda-feira, 10, para se tornarem “Família Acolhedora” da Comarca de Corbélia. As famílias são vindas dos quatro municípios da Comarca, Corbélia, Anahy, Braganey e Iguatu.

O trabalho, desenvolvido em parceria entre os municípios, busca ampliar o número de lares disponíveis para o acolhimento de crianças e adolescentes que precisaram ser afastados do convívio familiar por medida de proteção, em função de abandono ou pelo fato de a família se encontrar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção.

Atualmente, a Comarca de Corbélia conta com vinte e duas famílias habilitadas e aptas a acolher esses jovens. No entanto, para suprir a demanda crescente, é necessário um número maior de famílias acolhedoras voluntárias, como explica Vanusa T. N. Danielski, Coordenadora do serviço de acolhimento familiar.

Anúncio
  • CAMPANHA PUBLICITÁRIO DA UNIMED CASCAVEL COM OS DIZERES CONTRATE NO DIGITAL PARA VIVER O REAL. 5% DE DESCONTO NAS 3 PRIMEIRAS MENSALIDADES + CARÊNCIA ZERO SIMULE, CONTRATE E GANHE. CLIQUE AQUI E ADQUIRA SEU PLANO.

“Visando ampliar esse número, foi iniciada nesta semana a formação de doze novas famílias acolhedoras. A programação contempla diversos temas relevantes para o trabalho das famílias acolhedoras e busca conscientizá-las sobre a importância de seu papel na vida das crianças e adolescentes acolhidos.”

A formação contou com a  palestra da Dra. Fernanda Batista Dornelles, juíza de direito da comarca de Corbélia que abordou os benefícios que as famílias acolhedoras podem oferecer às crianças e adolescentes.

O promotor de justiça da comarca de Corbélia, Dr. Renato Sampaio Cavalheiro, trouxe um pouco da visão histórica sobre o acolhimento de crianças e adolescentes no país.

A formação ainda vai tratar sobre questões éticas, sigilo e o acolhimento de crianças com transtornos psiquiátricos, contando com as palestras da psicóloga Joyce Gomes Camapum e da Assistente Social Roselir Veiga.

Na noite de quinta-feira, 13, será a vez da a psicóloga Larissa Spautz apresentar a palestra “O acolhimento do Adolescente e suas especificidades; Questões Psicológicas do Acolhimento Familiar”, aprofundando-se nas particularidades desse grupo etário. A assistente social Thais Reollon palestrará sobre “Proteção e Adoção: informações sobre todos os momentos do processo”. Nessa palestra, serão fornecidas informações sobre os procedimentos de proteção, destituição do poder familiar, reintegração familiar e adoção.

No encerramento do evento, serão entregues certificados aos participantes, e a equipe técnica do Serviço de Acolhimento Familiar, composta pela psicóloga Joyce Gomes Camapum, pela assistente social Roselir Veiga e pela coordenadora Vanusa T. N. Danielski, destacará as atribuições e competências previstas na Lei Municipal. Para a Secretaria de Desenvolvimento Social de Corbélia Raquel Andreani de Sousa a formação de novas famílias acolhedoras representa um avanço significativo para o serviço de acolhimento familiar. “Com a ampliação desse serviço, a comunidade de Corbélia e região fortalece seu compromisso com a proteção e o cuidado desses jovens vulneráveis.”

Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.

Descubra mais sobre ConexãoRevista.

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading