Somente 69% das gestantes compareceram nos postos de saúde do município para vacinação
A campanha de vacinação contra a gripe no Paraná mostra que 69,19% do público-alvo foi imunizado. No entanto, em Corbélia até o momento somente 87,44% do grupo prioritário estão vacinados.
Os grupos que mais têm preocupado a vigilância é o de gestantes e doentes crônicos. De acordo com a Enfermeira do Setor de Vigilância Daiane Palharini Frana, apenas 69% das gestantes de Corbélia estão imunizadas “Estamos preocupados com nossas gestantes, elas precisam estar imunizadas contra a gripe”.
Os doentes crônicos do município de Corbélia também precisam se imunizar. De acordo com o levantamento de 1000 (mil) pacientes apenas 680 (seiscentos e oitenta) foram vacinados.
Dos grupos prioritários os professores também estão entre os que não procuraram os postos para se imunizarem. De acordo com as informações repassadas pela vigilância ainda faltam cerca de 10% dos educadores para receberem a vacina.
Daiane destaca que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem evoluir para casos graves da doença, internações e óbitos.
Os idosos e as puérperas foram os que mais procuraram os postos de saúde de Corbélia para receberem a vacinação contra a gripe, 94% e 87,5% respectivamente.
É preciso continuar com a prevenção, e a campanha de vacinação segue até o dia 31 de maio. A vacina está disponível em todos os postos de saúde do município de Corbélia, que estão abertos das 8h às 17h, exceto o Posto de Saúde do Jardim que permanece até as 22h.
Mesmo com campanha de vacinação, aumentam os casos de gripe
Os casos da doença seguem em alta por todo Estado. O boletim da Secretaria de Estado da Saúde informa que aumentou o número de casos confirmados e de mortes provocados pela gripe: são 109 casos, com 31 mortes. Na semana anterior o boletim apresentava 74 casos graves confirmados de Influenza com 22 óbitos em todo o Estado.
As mortes foram registradas pelas Regionais de Saúde de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Toledo e Curitiba.
A Secretaria da Saúde insiste sobre a importância da vacinação contra a gripe. “A aproximação do inverno provoca aumento do número de casos e por isso reforçamos a necessidade de que o público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde receba a dose da vacina que está à disposição em todas as unidades de saúde do Estado”, afirma a enfermeira da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização, Vera Rita da Maia.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e segue até o dias 31 de maio. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos de crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos; gestantes; puérperas; idosos, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 20 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e policiais civis e militares.
Fonte: AEN
COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO